Brasil recebe lote inédito de antídoto contra metanol e inicia distribuição emergencial aos estados – O Democrata

O Ministério da Saúde recebeu, nesta quinta-feira (9), um lote inédito com 2,5 mil doses do antídoto fomepizol, usado no tratamento de intoxicações por metanol — geralmente associadas ao consumo de bebidas adulteradas. A distribuição de 1,5 mil unidades começa imediatamente, com prioridade para São Paulo, estado que concentra o maior número de casos e receberá 288 ampolas.

Foto: Reprodução/MS/Rafael Nascimento

Na sexta-feira (10), outros estados com registros suspeitos também receberão o medicamento, como Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, entre outros. As demais unidades serão enviadas nos próximos dias, garantindo a disponibilidade em todo o país. Outras 1.000 doses permanecerão no estoque estratégico do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

A aquisição, inédita no Brasil, foi viabilizada em apenas oito dias por meio do Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com apoio da Anvisa e da subsidiária de uma empresa japonesa. O fomepizol é considerado o antídoto mais eficaz e seguro para evitar os efeitos tóxicos do metanol, impedindo sua conversão em ácido fórmico — composto responsável por danos neurológicos e falência de órgãos.

Além do novo medicamento, o SUS continuará utilizando o etanol farmacêutico como alternativa terapêutica, já disponível em todos os estados. O Brasil também recebeu a doação de 12 mil ampolas do produto pela empresa Cristália, reforçando a rede hospitalar.

Segundo o Ministério, os estados poderão solicitar novas remessas conforme a demanda e os registros de casos. A distribuição levou em conta dados populacionais do IBGE, garantindo oferta equitativa e resposta rápida às emergências toxicológicas.

Com informações do MS.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.