Brincar com o jogo do “e se?

THIAGO SOUZA TERAPEUTA FAMILIAR SISTÊMICO

Imaginamos as mais variadas alternativas para o que de fato ocorreu no passado, idealizando situações que preferíamos que tivessem acontecido de forma diferente:  

“E se” tivesse aceitado aquele  pedido de namoro?

“E se” meus pais tivessem me dado mais atenção? 

“E se” eu tivesse amado mais aquela pessoa?  

“E se” meu marido/esposa fosse mais amoroso?  

Você tem dificuldade de aceitar algo do seu passado, tenta esquecer, mas sempre se lembra? Você pode mudar essa situação se experimentar as constelações familiares como um meio de ajuda. Talvez você não aceite algum erro que cometeu ou talvez não aceite algo que aconteceu. De qualquer maneira, não aceitar o passado inviabiliza que você possa estar bem no momento presente.  Todos esses pensamentos que a mente traz, são uma grande oportunidade de questionar a não-aceitação de algo do passado. Elas escondem nossas sombras que incomoda nossa vida no presente. Não aceitar o que aconteceu no passado te leva a uma posição de vítima , tirando seu poder de auto responsabilidade, um lugar onde tem pouca ou zero chance de aproveitar a vida com plenitude, anulando sua parte madura.  Nossa estratégia na infância de defesa é negar ou esconder o que ocorreu de negativo e que causa dor, isso potencializa um olhar somente para o positivo e prazeroso. Isso ocorre pois vivemos as experiências dos sentimentos através da dualidade.      

 John Ruskan autor do livro “Purificação Emocional”, tem uma frase que define bem isso:   

 “Reconheço que a natureza da vida é o equilíbrio – que sempre experimentarei os ‘altos’ assim como os ‘baixos’. Se eu lutar contra os ‘baixos’ e tentar evitá-los, estarei lutando contra a própria vida. Se aceitar ambos de forma compreensiva, estarei em harmonia com a vida e comigo mesmo”

Envie uma mensagem solicitando mais informações sobre o Curso de Constelação Familiar  ou por quatro encontros do processo sistêmico, focando um caminho de solução na sua vida pessoal, saúde, relações de casal e família. Instagram @thiagosouza.processo.sistemico / 11-2428-2192 / whatsapp +55-11-9-9344-1412