O cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, será um dos sete cardeais brasileiros aptos a votar no Conclave que escolherá o novo papa a partir desta quarta-feira (7), no Vaticano. Com 65 anos, Dom Sérgio já foi bispo auxiliar de Fortaleza entre 2001 e 2007, período em que atuou ao lado de Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques.

Natural de Dobrada (SP), Dom Sérgio foi ordenado sacerdote em 1984 e possui doutorado em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Sua trajetória inclui cargos de professor, diretor espiritual e reitor de seminário, além de passagens pelas arquidioceses de Teresina (2007) e Brasília (2011), antes de assumir Salvador em 2020.
Elevado a cardeal em 2016 pelo papa Francisco, Dom Sérgio integrou a Congregação para os Bispos e, em 2023, tornou-se o primeiro latino-americano no Conselho de Cardeais, o G-9. Em Roma desde o falecimento do papa Francisco, ele participa das cerimônias e preparativos para o Conclave.
Reconhecido por sua proximidade com Francisco, Dom Sérgio valoriza o legado de simplicidade, compromisso social e ambiental do pontífice. Apesar de ser citado como possível sucessor, reforça a importância do respeito ao processo de escolha do novo líder da Igreja Católica.
Com informações do g1.