O Cemitério de Mairinque ficou iluminado na noite desta quarta-feira (01 de novembro) com a realização da 26ª “Cerimônia das Velas” que marca o Dia de Todos os Santos na cidade. Neste ano, com o tema “Um Tributa à Vida”. O Arquivo Vivo do Jornal O Democrata destaca dois momentos. Em 1998, quando era anunciada a segunda edição da celebração do Dia de Todos os Santos, missa com o padre Paulo Mercieca e acompanhada pelo Coral Municipal Pedro Alves Sobrinho com transmissão no telão. No encerramento, chuva de fogos de artifício nas Capelas de São Benedito e Nossa Senhora do Carmo, no Jardim Cruzeiro. Em 2007, o jornal publicou um anúncio com os dias e horários do evento.
Voltando cem anos no tempo, encontramos a programação em São Roque do Dia de Finados publicada em 28 de outubro de 1923. “Dia de lágrimas, dia de saudades, com o qual a Santa Igreja procura não somente sufragar as almas dos mortos, mas também recordar aos vivos o nada que são”. Eram celebradas três missas (8h, 9h e 10h), “de modo que mais fácil torna-se fazer um benefício às almas de nossos caros mortos.”
“Ao meio dia, saíra da Matriz para o cemitério uma romaria acompanhada pelas associações e mais fiéis”. Lembrava ainda que no Finados não são sufrágios apenas assistir às missas, mas também “as esmolas, os jejuns e as mortificações de toda a espécie e, principalmente, a Santa Comunhão com as visitas à Matriz com os quais ganham-se as indulgências [perdão para um pecado] da porciúncula aplicáveis às Almas do Purgatório. À noite o encerramento do Rosário.
O texto ainda recomenda. “É costume que muitos mandem benzer as sepulturas particulares. Pois o vigário pede que quem assim entenda, procure de ante ante mão alistar-se na sacristia da Matriz, para na ocasião, não haver inútil demora e danosa perda de tempo.
Fica claro como o feriado religioso tinha um peso diferente na sociedade sendo tratado, podemos dizer, com mais respeito. Hoje, a exemplo de outros feriados, grande parte das pessoas não se lembra do motivo data, mas a oportunidade do dia de descanso ou viagem.
Vander Luiz