Chuvas no RS causam mortes, desaparecimento e destruição em dezenas de cidades – O Democrata

As intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (16) já deixaram três mortos e um desaparecido, além de prejuízos em pelo menos 58 municípios. Os temporais provocaram alagamentos, deslizamentos, quedas de árvores, bloqueios de estradas e evacuações emergenciais em diversas regiões do estado.

Foto: Reprodução/Prefeitura Dona Francisca

As vítimas fatais foram registradas em Candelária, Caxias do Sul e Sapucaia do Sul. Em Candelária, uma mulher morreu após o carro ser arrastado por um arroio; seu marido segue desaparecido. Já em Caxias, um jovem de 22 anos foi levado pelas águas do Rio Caí após a estrutura de uma ponte ceder. Em Sapucaia, um homem morreu com a queda de uma árvore.

A região do Vale do Taquari acionou planos de contingência em seis cidades devido à rápida elevação do Rio Taquari. Famílias foram removidas de áreas de risco, e ações preventivas seguem em andamento.

Em Canoas, cerca de 100 mil moradores foram impactados. Ruas estão alagadas, o transporte público foi comprometido e 430 pessoas precisaram deixar suas casas — 78 delas foram levadas para abrigos da prefeitura.

Estado segue em alerta máximo, com atuação intensa da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes municipais para conter os danos e proteger a população.

Com informações do Terra.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.