Empresários de São Roque pedem ajuda ao prefeito para que comércio não essencial possa funcionar em sistema drive-thru

Comerciantes de São Roque estão reunidos na manhã desta terça (19) com o prefeito Cláudio Góes, em busca de soluções que permitam que o comércio local possa funcionar, a fim e evitar um colapso financeiro para diversos empresários da cidade.

Um ofício foi protocolado na Câmara de São Roque nesta segunda (18) pelos vereadores Guto Issa e Rafael Tanzi, atendendo a um pedido compartilhado em um grupo de mensagens que possui mais de 250 comerciantes. De acordo com o documento a dificuldade do comércio em subsistir por conta dessa pandemia, a qual está impactando gravemente as micro e pequenas empresas, poderá ter consequências nocivas para a economia local.

O documento aponta ainda que esses lojistas vão fechar seus
estabelecimentos se não encontrarem um caminho para continuar funcionando em meio ao isolamento social e que muitos desses empregados vão perder sua forma de sobreviver. Os comerciantes solicitam à Prefeitura que permita o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por meio da entrega de seus produtos nos estacionamentos próximos às lojas.

Estes locais funcionariam como uma espécie de “drive-thru”, ou melhor, como um ponto fixo de delivery, em que os comerciantes levariam suas mercadorias aos clientes, que estariam em seus respectivos carros, tendo em conta que estes já negociaram suas compras por telefone ou mensagem, antes de buscá-las. Além disso, seria importante proibir o estacionamento de modo geral, no local da Zona Azul, e destinar apenas duas vagas por rua selecionada à retirada das compras. Todos se comprometeriam a respeitar as orientações do Ministério da Saúde, como o uso de máscaras, luvas e álcool em gel.