Compro Brasil barato ou EUA caro? | O Democrata

O IBOV é a pior Bolsa do mundo.

Sim, caro leitor, o índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa, tem a audácia de cair -13% em dólares. A Bloomberg, sempre generosa, nos classifica acima apenas de algumas “potências econômicas” como Líbano, Nigéria e Egito.

Mas qual é a razão por trás dessa façanha? Risco fiscal, claro. Nosso amado governo resolveu descomplicar nossa vida jogando fora as metas fiscais até 2028. O resultado? Juros mais altos, dólar nas alturas e a Bolsa lá embaixo.

Como escrevi semana passada, nunca foi tão fácil abrir uma conta global e investir nos EUA e a decisão parece simples. Mas por motivos diferentes.

A Bolsa brasileira está negociando perto do menor múltiplo da história. Em outras palavras, o mercado está gritando que uma crise fiscal pode estar a caminho. Faz sentido? Com certeza. Há muita coisa barata na nossa Bolsa. Vale a pena comprar o que está com múltiplos super baixos e lucro subindo.

Por outro lado, a média das ações do SPX americano negocia a múltiplos super altos e sem muita capacidade de crescimento. Ainda assim, há excelentes empresas lá. Empresas com lucros crescentes e múltiplos razoáveis.

Não sei se haverá uma crise no Brasil ou se os EUA estão caros. Ninguém sabe. Mas a beleza do investimento é que você não precisa saber. Tenha um pé no Brasil barato e outro em empresas dolarizadas nos EUA.

Se houver uma crise no Brasil, você aproveita para trazer o dinheiro e comprar ações aqui. Se os EUA estiverem caros e o mercado lá cair, você compra mais ações lá.

O segredo é escolher ótimas empresas em ambos os mercados. No Brasil, opte por empresas a 10x lucros e lucro crescente. Nos EUA, busque múltiplos “decentes” e negócios com crescimento forte.

Quanto investir em cada mercado? Depende do preço e da visibilidade de crescimento da empresa. Afinal, investir é uma arte e, como tal, cada um deve pintar seu próprio quadro.

Rodrigo Boccato é publicitário desde 2003, jornalista, pós-graduando em Gestão de Investimentos e Assessor de Investimentos registrado na Comissão de Valores Mobiliários, sócio da Saron Investments | Credenciado XP

Dúvidas: +55 11-9-9636-4656 | rodrigo.boccato@saroninvestments.com.br

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.