Corrida de Aleluia registrada ano a ano pelo "O Democrata"

As ruas centrais de São Roque mais uma vez serão palco neste sábado (30 de março) da Corrida de Aleluia, uma das mais tradicionais provas pedestres do Brasil. A largada está prevista para às 18 horas na rua XV de Novembro a poucos metros da Praça da Matriz.

O Arquivo Vivo do Jornal O Democrata registra todas as edições da prova disputada pela primeira vez em 16 de abril de 1938, há 86 anos. Em 2024, ocorre a 76ª edição porque a prova deixou de ser realizada em algumas oportunidades por conta da Segunda Guerra Mundial, um período no final dos anos 1950 e início da década de 1960 e recentemente devido à pandemia de Covid 19.

Santa Fé Graf de Oliveira (Clube Ítalo-Brasileiro de Caieiras) o campeão da primeira edição da Corrida de Aleluia seguido por Francisco Grillo (Sorocaba)

Na edição de 19 de março de 1938, O Democrata informou. “A mais empolgante das provas pedestres será patrocinada no Sábado de Aleluia pela Marconi”. A iniciativa da Sociedade Italiana Guglielmo Marconi (fundada em 20 de outubro de 1935) e “se denominará ‘Prova da Aleluia’ e será oficializada para todos os anos com o amparo dessa sociedade que deseja torná-la tradicional”.

“Prova da Alleluia” será realizada todos os anos com o amparo da Sociedade Italiana “Guglielmo Marconi”. O clube acabou, mas felizmente o ideal ganhou o apoio de outras entidades e da Prefeitura de São Roque

O clube encerrou as atividades, mas o ideal permanceu com a Corrida de Aleluia sendo organizada por outras entidades como o Grêmio União Sanroquense até mesmo a Banda Carlos Gomes até que a Prefeitura assumiu a organização por completo.

O Democrata também trouxe nas edições seguintes a comissão organizadora da primeira edição formada por Fausto Sebben, Alfredo Boschetii, Vasco Barioni, Júlio Boschini e José Guissardi e a confirmação de atletas de Sorocaba, Itu, Salto, Ibiúna e outras localidades. “Os cinco primeiros colocados tomarão parte na ceia que será realizada no dia 21 de abril e aí, com toda a solenidade, receberão os prêmios”

O Democrata trouxe as primeiras informações da Corrida de Aleluia na edição de 19 de março de 1938

No sábado (2 de abril), o jornal confirmou a inscrição do primeiros representantes de São Roque. Marconi: Arisitides Camargo, João Batista (Candinha), Idésio Camargo, Antonio Fernandes (Tonéco) e Antenor da Rosa. São Paulo Club: José Ferreira da Silva, Dionildo Isaac, Oswaldo Alegretti e Mário Moraes. 1º de Janeiro: Celso Lopes, Benedicto Rodrigues e Hermínio Soares. Tiro de Guerra de São Roque: Benedicto Góes de Barros.

A confirmação dos primeiros inscritos. Entre ele, João de Candinha da Sociedade Marconi. Único são-roquense a ganhar a Aleluia (1939) e o melhor atleta da cidade na primeira edição (1938)

No dia da prova (16 de abril), O Democrata abriu a manchete: “Hoje, à noite, São Roque assistirá a mais empolgante das provas pedestres”. Devido a enorme lista de inscritos de Sorocaba e outras cidades, “será bastante difícil assegurar que a vitória da mesma caiba a São Roque”.

A previsão se confirmou com a vitória de Santa Fé Graf de Oliveira (Clube Italo-Brasileiro de Caieiras). O nível da Corrida de Aleluia sempre foi elevado, João de Candinha é o único são-roquense que ganhou a prova de 1939. Na primeira edição, João terminou 9ª colocação (primeiro colocado entre os corredores da cidade).

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.