Defesa Civil orienta munícipes sobre raios

A Defesa Civil de Mairinque orienta os munícipes sobre os eventuais riscos causados por raios neste período do ano, quando as chuvas são mais recorrentes e com maior intensidade.

Essa preocupação também é baseada no fato do município estar entre as 200 cidades com maior incidência de raios do Estado de São Paulo, segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe).

Conforme estudos da entidade, no país, em média, são registrados 77 milhões de raios por ano, em um levantamento que computa dados desde 2012. O Estado de São Paulo é décimo colocado entre os estados brasileiros com maiores quedas de raios por metro quadrado.

Por estes motivos, é essencial que os munícipes, principalmente os que moram em bairros mais elevados, se atentem a algumas medidas para evitar acidentes provocados pelo fenômeno. Sendo assim, durante as chuvas é aconselhado que as pessoas não se exponham em locais abertos e nem se abriguem em lugares altos e isolados como árvores ou estruturas metálicas.

Os cuidados, inclusive, precisam ser levados para dentro de casa, evitando ficar próximo às janelas e varandas e não utilizar equipamentos eletrônicos ligados na tomada, em especial os telefones celulares.

Para receber alertas sobre riscos de desastres, de forma gratuita, por mensagens de texto (SMS) basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199, escrevendo o CEP de interesse.–