O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mairinque organizou na última quinta-feira (21) um encontro entre a Fibria Celulose S.A, empresa responsável pelo plantio de Eucaliptos na região, e a Sociedade Civil com o intuito de prestar esclarecimentos sobre o cultivo da planta no município.
O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal e estiveram presentes os vereadores Kioshi Hirakawa, Presidente da Câmara, Zé da Vaca, solicitante da visita da empresa, Abner Segura, Rafael da Hípica e André do Bar, além do Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA Itupararanga, Waldnir Gomes Moreira.
Na ocasião, Rafael Baroni, Coordenador de Meio Ambiente da Fibria, apresentou as atividades de manejo das fazendas de produção de Eucaliptos existentes em Mairinque, Alumínio e Votorantim, onde descreveu as medidas de controle e monitoramento ambiental, o processo de produção, além de programas socioambientais apoiados pela empresa.
De acordo com a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Ely Yasuda, os principais questionamentos que envolvem a empresa estão relacionados aos impactos que o eucalipto pode provocar no solo, na biodiversidade e na Represa Itupararanga.
“Em Mairinque, a Fibria já faz o cultivo do eucalipto em 424 hectares. Esse plantio pode interferir na quantidade e qualidade das águas e do solo, podendo refletir ainda na Represa de Itupararanga, principal manancial da região. Por isso é importante envolver a população na discussão dos impactos deste cultivo e quais medidas podem ser tomadas para evitar danos ao meio ambiente”.
Os representantes da Fibria se comprometeram em apresentar respostas a alguns apontamentos na próxima reunião do Conselho Gestor da APA Itupararanga, que acontecerá no dia 4 de julho, a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Mairinque.