Dia do Trabalhador | O Democrata

Tanto no campo, como na cidade, comemorar o dia 1º. de maio é importante. Esta data comemorativa é dedicada à conquista de todos os trabalhadores e por isso, apesar de seu nome completo ser Dia mundial do trabalho, muitas pessoas preferem usar Dia do trabalhador, porque esta é uma forma de homenagear os trabalhadores.

O dia do trabalhador surgiu decorrente da greve operária que ocorreu em Chicago, nos Estados Unidos, em 1.º de maio de 1886. Esse episódio teve como objetivo a luta pela melhoria das condições de trabalho:

  • a redução de jornada (de 13 horas para 8 horas)
  • o aumento de salários
  • o descanso semanal e as férias

No Brasil, o Dia do trabalho foi instituído no governo de Artur Bernardes, em 1925. Antes disso, em 1917, ocorreu em São Paulo uma greve geral. Os operários e comerciantes da cidade permaneceram em greve durante dias, por conta das condições precárias de trabalho. Dentre o que eles reivindicavam, estava:

  • o aumento de salário;
  • a redução da jornada de trabalho;
  • a proibição do trabalho infantil;
  • a proibição do trabalho feminino à noite.

Durante os meses de junho e julho de 1917 outros trabalhadores se juntaram ao movimento. Como resultado, as condições melhoraram e parte das reivindicações foram atendidas. Assim, os trabalhadores conquistaram, dentre outras coisas, o aumento de 20% de salário.

E anos depois, em 1.° de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) no País. A data é bastante simbólica para todos os trabalhadores. Assim, quando uma empresa se esforça para homenagear seus funcionários nesse momento, isso influencia positivamente a motivação dos colaboradores, contribuindo para a construção de um clima organizacional positivo. No campo não é diferente, a organização e o reconhecimento auxiliam na produtividade e na auto estima de quem trabalha por horas, em muitos casos sem equipamentos, ou ferramentas adequadas.

Além de celebrar as conquistas, a data é o momento de refletir sobre as legislações trabalhistas e regras no trabalho, e de também homenagear todas as pessoas que de alguma maneira contribuem para o crescimento do país, pois sem a mão do trabalhador, muitas conquistas não seriam alcançadas. Seja no campo ou na cidade, todo trabalhador merece ter seus esforços reconhecidos.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Produtora Rural e Escritora

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.