Educare explorando a Mata Atlântica de São Roque – O Democrata

Para abrilhantar os Projetos Investigativos desenvolvidos na Educare, esta semana estivemos na Mata da Câmara de São Roque, com as crianças do Ensino Fundamental, onde nos divertimos e aprendemos muito!

Envolvidos pelo Projeto “Animais da Mata Atlântica”, elaborado pelas crianças do 2º Ano, pudemos conferir de perto as características deste Bioma tão rico em diversidade de fauna e flora e, como as próprias crianças disseram “é muita árvore, são muitas folhas, a floresta é muito grande… e olha o cheiro que fresquinho”.

Para entendermos mais sobre o Projeto “Um olhar para nossa comunidade”, as crianças do 3º Ano puderam conhecer este lugar incrível, onde além de pensar na prática as características já estudadas em sala sobre o Bioma, solo, vegetação e clima, por exemplo, puderam se aventurar em práticas de rapel, sobrevivência na selva e preservação ambiental, já linkando com as próximas investigações que farão, sobre “Sustentabilidade”.

Os alunos do 5º Ano, que estão estudando sobre “Patrimônios Históricos”, tem percorrido ruas, bairros, monumentos e prédios históricos de nossa cidade e explorar este espaço tão rico e importante para História de São Roque foi simplesmente enriquecedor, pois muitas vezes quando pensamos em patrimônios logo nos vem à mente prédios, estátuas e grandes monumentos, então, ressignificar este conceito, mostrando que nosso maior patrimônio é a vida e, portanto, a natureza, é indispensável quando buscamos uma formação integral e portanto ecológica, de um sujeito consciente de seu papel no mundo e para o mundo.

As crianças também tiveram vivências muito interessantes sobre Sobrevivência na Selva, aprendendo a usar a bússola, como construir um abrigo, se proteger do frio, como purificar água em situações de emergência e, sobretudo, sobre a importância de sempre compartilhar os lugares onde vai, horários de ida e volta, e no caso deles, estar sempre acompanhado de um adulto. Estes momentos foram coroados com uma divertida prática de rapel!

Enfim, somos gratos por entender, sentir e pertencer um pouco a Mata Atlântica de São Roque.

Fabiele Trujillo – Coordenadora do Ensino Fundamental da Educare

Educare – São Roque
Berçário, Educação Infantil e Ensino Fundamental I.
Aberto de segunda a sexta, das 7h às 18h
📞(11) 4784 4500 / (11) 4784 3281
Whatsapp: +55 11-95693-1124
Instagram: @educaresr
Facebook: facebook.com/educaresr
R. Honorio M. de Moraes, 333 – Esplanada Mendes Moraes, São Roque – SP, 18130-760

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.