Em 1972, Plano Diretor “mofando” na Câmara de São Roque; Sesquicentário da Independência com torneio de futsal | O Democrata

A discussão política é eterna e bom mesmo que seja dessa maneira. O choque de opiniões faz parte da democracia desde que se mantenha o foco em melhorias para a população sem interesses pessoais e políticos.

No monento, está acirrada na Câmara Municipal de São Roque a discussão do Plano Dietor. O prefeito Guto Issa e os vereadores da base entendem que o projeto já pode ser votado depois do cumprimento de todas a etapas (propostas, estudos e audiências públicas). Por sua vez, a oposição é contra o regime de urgência e pede mais prazo para discussão.

Em 1972, na administração do prefeito Henrique Luiz Arnóbio, a situação era inversa. O Jornal O Democrata de 17 de junho trazia o “Panorama Político” e destacava que o Plano Diretor continua “mofando”: Agora discussão ficou para agosto.

“Como se recorda muito se falou e foi escrito sobre o Plano Diretor e Código de Edificações de São Roque e sua importância para a vida do município. Para sua execução o Município investiu acima de 210 milhões de cruzeiros. A verdade é que o ‘assunto Plano Diretor’ sempre foi ventilado sob intensa expectativa e cercado de muita especulação”, informava a reportagem.

A pedido verbal do vereador Moacyr Victório o projeto teve a discussão adiada para agosto com a justificativa de “se tratar de matéria de alta importância para a vida presente e futura do município deve ser ela estudada e discutida com muito carinho e cuidado”. O pedido também ocorria por falta dos pareceres das Comissões de Justiça e Urbanismo.

Em 1972, os vereadores não eram remunerados e O Democrata comentava na mesma edição. “Desde há muito a presença nas sessões tem sido fraca e com muito custo tem se conseguido o número legal de vereadores e que dessa forma a discussão do Plano Diretor estava na estaca zero.”

TORNEIO INDEPENDÊNCIA DE FUTEBOL DE SALÃO
O 7 de Setembro de 1972 foi especial com a comemoração do Sesquicentenário [150 anos] da Independência do Brasil. Em São Roque, além do desfile, o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Fiação e Tecelagem e o Clube Atlético Paulistano organizaram o “Torneio Independência”. Décio Masseto presidia o sindicato e Jayme Roberto Fandi comandava o Tricolor da Vila Aguiar.

O Jornal O Democrata deu ampla cobertura a competição vencida pela Pedreira Walter (Morro do Cruzeiro) que a final ganhou da Peterco. Na sequência vieram Jornal O Democrata (3º), Bancários (4º), Combinado Saima e Tecama (5º) e Ifema de Vargem Grande Paulista (6º). Os demais participantes foram eliminados na primeira partida: Attilio Del Sarto, Indústria Textil Carambeí, Indústria Textil J. Serrano, SAAE (Serviço Autonômo de Água e Esgoto e Indústria de Bebidas Cinzano). José Caparelli foi o artilheiro (2 gols) e Augusto Martins (Pedreira Walter) o goleiro menos vazado.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.