Arquivo Vivo | Jornal O Democrata

Em 1973, São Roque sofria com as chuvas, fanfarra do Cambará era vice-campeã brasileira e o Mercadão com os problemas de sempre. Confira o arquivo Vivo do Jornal O Democrata!

Chuvas de ontem e de hoje

São Roque sofre com os estragos causados pelas fortes chuvas e ventos dos últimos dias. Em 1973, não era diferente. O Democrata registrou que o vendaval no final de semana arrancou telhados, telefones ficaram mudos e a grande maioria das antenas de TV ficou danificada. Eram as famosas antenas “espinha de peixe” para captar o sinal em VHF direto das emissoras. Em alguns bairros os moradores instalação torres com mais de 5 metros de altura.

Fanfarra

A Fanfarra do Grupo Escolar Barão de Piratininga (Bairro do Cambará) conquistava vice-campeonato no 12º Campeonato Nacional de Fanfarras e Bandas promovido pela rádio e televisão Record. O evento era famoso com a apresentação na Avenida São João no centro de São Paulo. O Democrata destacava o empenho do jovem instrutor Natanael Weishaupt juntamente com os professores Jonas Manoel Ferreira e Angélica Maria do Carmo Boccato.

Telesp

Há 50 anos, não era nada fácil ter um telefone. A Telesp (Telecomunicações de São Paulo) vendia o Plano de Expansão que o interessado pagava em intermináveis parcelas (cerca de dois anos) e depois ficava aguardando por igual período ou mais até que finalmente o telefone era instalado. A Telesp estava iniciando as atividades, fundada em 12/04/1973 operou até 1998 quando foi privatizada. O Democrata informava que as contas telefõnicas estavam à disposição dos assinantes no Banco União Comercial S/A, que no seguinte seria incorporado pelo Itaú.

Colégio São José

O prefeito Jarbas de Moraes (1972/76) tinha acabado de adquirir parte do Colégio São José (Rua Padre Marçal) para as instalações da Prefeitura e da Câmara Municipal. Qual seria o futuro do Colégio São José? O diretor Nicolau Eugênio Rodrigues comunicava que apesar da venda de parte do imóvel onde funcionavam os cursos de Primeiro Grau, Escola de Datilografia e de Música “estes não sofrerão interrupção de continuidade. Foi vendida a parte que pertencia ao Consórcio Raposo Tavares e os cursos estavam instalados no imóvel pertencente à Associação Cultural de São Roque.

Previsões de 50 anos atrás

O professor Élcio Roque Boccato, diretor do Jornal O Democrata, fazia um exercício de futurologia com base em informações de bastidores na famosa coluna “Outra Notícias”. “Ontem [1973], o Seminário do Ibaté tinha encerrado suas atividades. Dizem que no futuro ali teremos a PUC com o curso de Medicina Veterninária.” Que o prédio do Colégio São José, em breve sede da Prefeiura e da Câmara, poderia até mesmo ter um curso superior, informação que se confirmou nos anos 90 com a FAC, atual Centro Universitário São Roque. No entanto, o Mercadão (Avenida João Pessoa), que nasceu “Shopping Center São Roque e outros tantos nomes” está totalmente abandonado e sujo. Meio século depois, a situação do Mercadão só piorou.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.