Ervas que acalmam e combatem a ansiedade – O Democrata

Se você utilizar corretamente algumas ervas podem te auxiliar com os sintomas de depressão e ansiedade. Por atuarem no sistema nervoso, são coadjuvantes em doenças relacionadas à insônia, estresse e cefaleias tensionais, aliviando a irritabilidade, melhorando a coordenação e reduzindo a ansiedade. A ansiedade e a depressão envolvem comportamentos que atrapalham a rotina e nos últimos anos, tratar esses sintomas com plantas medicinais tem sido muito estudado, pois podem ser mais seguras e com baixo risco de intoxicação, e ainda oferece um benefício econômico, por ter um baixo custo.

Dentre as ervas conhecidas estão a: lavanda, melissa, valeriana, camomila, hortelã, hipérico, cidreira e a tília. No quesito contraindicações, é importante lembrar que a diferença entre antídoto e veneno está na dosagem, com isso vale salientar que não é por ser uma erva que seu consumo pode ser exagerado.

Seu uso deve ocorrer através dos chás, por meio de infusões e decocções, são a forma mais indicada de usar as plantas medicinais como um tratamento complementar. Para o preparo, utilize 150ml de água para duas colheres de folhas secas ou uma colher de planta seca. As infusões são recomendadas no preparo de chás onde os ativos vegetais são flores ou folhas. As decocções são indicadas para as partes mais duras das plantas, como raízes, rizomas, cascas e sementes.

Os benefícios dos chás para depressão podem atuar no combate aos sintomas físicos e na melhora do humor. Ao mesmo tempo, os casos mais leves da doença podem diminuir bastante quando há ao consumo das infusões. É importante destacar que essas bebidas são indicadas para ajudar com os casos depressivos leves. Ainda assim, isso não exclui o acompanhamento médico. Afinal, depressão é uma doença séria que precisa ser tratada.

A infusão de cidreira é muito conhecida pelo sabor refrescante e, às vezes, é consumida gelada. No entanto, o que poucos sabem é que essa bebida é muito utilizada no tratamento de insônia, ansiedade e depressão. Isso porque ela possui propriedades capazes de melhorar a função cognitiva e o humor.

Parente da erva-cidreira, a hortelã é bastante comum no Brasil. O chá com esta planta medicinal é totalmente livre de cafeína. Então, é perfeito para ser tomado à noite e garantir uma boa qualidade do sono. Além disso, ele é um relaxante muscular. E essa bebida também oferece benefícios quando tomada durante o dia, e um deles é a capacidade de melhorar a concentração e o foco.

O hipérico ou a erva-de-São-João é indicada para o tratamento natural da depressão, seu consumo ajuda a aumentar a liberação de serotonina, uma substância química associada ao bem-estar. Mas só deve ser usada em tratamentos completamente naturais. Ou seja, não deve ser combinada com nenhum outro medicamento antidepressivo ao mesmo tempo.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida

Produtora Rural e Escritora

Fonte: Beatriz Medina et. Al. “O livro completo das plantas”. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2009.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.