Escolas de São Roque recebem melhorias e maior frequência para manutenções é promessa para 2019 | O Democrata


A realidade enfrentada por cerca de 13 mil alunos e centenas de profissionais que frequentam diariamente as unidades escolares públicas de São Roque começou a mudar em 2018. Em janeiro deste ano, mostramos diversos problemas na infraestrutura de algumas escolas, falta de manutenção de itens básicos, roçada, deficiências na parte elétrica, hidráulica, banheiros em estado precário com portas sem fechaduras e enferrujadas, além da falta de pintura dos prédios. Tais problemas vinham se acumulando ao longo dos últimos anos, dificultando o dia a dia para a Educação do município.

A reportagem do Jornal O Democrata percorreu algumas escolas de São Roque na época e flagrou problemas visíveis, como o mato tomando parte da Escola Municipal Adelina de Castro Boccato, no bairro Vila Nova, lâmpadas queimadas, goteiras e falta de manutenção do prédio, entre outros problemas. Já na EMEF Profª Iracema Villaça, foram infiltrações, pichações, falta de pintura, além da quadra de esportes que estava fechada, devido a uma infestação de pombos, que entraram pelas partes quebradas do teto.

Quase um ano após a reportagem, as promessas do vice-prefeito José Weber Freire Macedo, que também é diretor de Educação, vem sendo cumpridas, com diversas melhorias executadas. Na época, ele havia reforçado que “a manutenção das unidades escolares seria prioridade em 2018”, e realmente foi.

O Democrata voltou a questionar Weber sobre o balanço de ações prometidas para este ano e as manutenções nas 51 escolas foram feitas. “Foram realizadas diversas intervenções e melhorias classificadas como pequenas, médias e grandes nas unidades escolares da Prefeitura de São Roque”, declarou.

Segundo Weber, foram atendidas mais de 400 ocorrências, pelo próprio departamento e com equipe própria. “Entre elas estão substituições de 110 filtros dos bebedouros das escolas e de mais de 100 torneiras danificadas, mais de 200 pontos de tomadas e interruptores, reparos e substituições de 40 portas, reparos de portões, dos banheiros dos alunos e professores, substituições de mais 2.500 lâmpadas queimadas e substituição de mais 3 mil lâmpadas fluorescentes por de LED’s. Sem falar de manutenções emergenciais e corriqueiras, como tubulações que se deterioram com o tempo, boias de caixas d’água, dentre outros”, disse.

Sobre a escola Iracema Villaça, mostrada na reportagem de janeiro, a unidade ganhou um novo muro de arrimo, além de pintura e conserto do telhado danificado da quadra de esportes. Entre as outras principais manutenções, que foram atendidas pela empresa detentora do contrato de manutenção, estão o reforço estrutural da U.E. Euclides de Oliveira – Distrito de Canguera; construção de um novo bebedouro da U.E. Maria Emília – Bairro Villaça; reforma das salas e WC’s da U.E. José Luiz Pinto – Bairro Gabriel Piza; e reforma e revitalização do antigo prédio do SESI para mudança da creche Allan Kardec (devolvendo o atual prédio Allan Kardec, que é locado – gerando economia para a prefeitura) – Bairro Santa Quitéria.

Mais melhorias

Outro problema mencionado pelos pais era a pouca manutenção com roçadas, dentro das unidades e nas calçadas. “E se um aluno for picado por algum bicho venenoso, quem vai se responsabilizar?”, desabafou, na época, Eliana, que leva seu filho todos os dias para a Escola Municipal Adelina de Castro Boccato. Para atender essa a essa solicitação, medidas mais constantes de prevenção serão tomadas. Segundo o diretor da Educação há um planejamento detalhado para que se possa, no ano que vem, atender da melhor forma possível todas as unidades escolares com maior frequência.

“Ações como roçadas terão uma frequência maior, limpeza de todas as caixas d’água, maiores quantidades e diversificados itens de hidráulica e elétrica, intensificação a manutenção dos vidros danificados e limpeza de fossas”.

As ações de médio e grande porte que se fazem necessárias nas unidades escolares passarão a ser realizadas pela empresa vencedora da licitação para a manutenção das escolas, sempre orientadas e supervisionadas pela equipe de manutenção do Departamento de Educação.

“Salientamos ainda que sobre a pintura das unidades escolares, houve licitação para a aquisição de tintas e este material já está à disposição do departamento. As ações para recuperação da pintura já começaram e as escolas que necessitam deste serviço serão atendidas durante o ano de 2019”, finaliza.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.