Represas estão em nível crítico e bairros podem ter oscilações na distribuição
O município de Mairinque enfrenta uma estiagem prolongada, e as represas que abastecem a cidade apresentam níveis críticos, o que pode causar oscilações no fornecimento de água em diversos bairros.

Atualmente, a cidade é abastecida por duas captações superficiais — represas do Fiscal e do Carvalhal — e por 18 poços subterrâneos.
Segundo informações da Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto no município, o nível da represa do Fiscal está próximo de zero metro, muito abaixo do mínimo operacional de 0,6 metro.
Já a represa do Carvalhal opera com 1,2 metro, o mínimo necessário para manutenção da vazão.
Os poços subterrâneos seguem funcionando com 30 metros de profundidade, sendo o limite máximo de 60 metros para captação.
Diante do cenário, a Saneaqua realiza manobras operacionais nas redes e reservatórios, com o objetivo de manter o equilíbrio do sistema.
Os bairros abastecidos pelas captações superficiais, que correspondem a cerca de 50% da cidade, podem enfrentar oscilações temporárias no abastecimento.
Bairros afetados:
Centro, Sorocabana, São Camilo, São José, Reneville, Jardim Vitória, Jardim dos Ipês, Jardim Waldez, Jardim Cruzeiro, Cecap, Nova Mairinque, Nova Esperança, Jardim Flora, Chácara Flora, Roda da Carroça e Residencial Parque.
“A cidade já enfrenta a pior seca desde 2017 e a estiagem é severa. Estamos colocando em prática todas as ações do Plano de Contingência e orientamos à população que priorize o uso da água para necessidades básicas, como alimentação e higiene pessoal”, destaca Alexandre Leite, gerente de operações da Saneaqua.
Plano de Contingência em Andamento
Desde o início do ano, a Saneaqua executa um Plano de Contingência para minimizar os impactos da estiagem.
As medidas incluem:
- Substituição e extensão de redes em diversos bairros;
- Combate a vazamentos visíveis e não visíveis;
- Redução das perdas de água, que atualmente estão em 27%, o menor índice desde o início da concessão, em 2010, quando o percentual era de 56%.
Avisos por SMS
Os moradores podem receber mensagens de alerta sobre a estiagem, manutenções e outras informações operacionais da Saneaqua.
Para isso, é necessário atualizar os dados cadastrais no site www.saneaqua.com.br e autorizar o recebimento das mensagens de texto.
O serviço é gratuito e disponível a todos os interessados.
Em caso de dúvidas, a concessionária atende pelo 0800 771 0001, disponível 24 horas por dia.