Feira Agroecológica de São Roque acontecerá semanalmente às quintas-feiras

A Feira Agroecológica de São Roque teve sua primeira edição hoje, 21/11, e acontecerá semanalmente às quintas feiras entre 8h e 12h. A feira acontece na UPDAE (Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica), mais conhecida como Estação Experimental, na Avenida Três de Maio n° 900, bairro Cambará.

A diferença básica entre a feira convencional e a feira agroecológica está no fato dos produtores envolvidos firmarem um acordo em desenvolver sua produção agrícola sem o uso do adubo químico ou agrotóxico. Afinal o uso destes produtos traz o mal não só para os consumidores, como também para o produtor que acaba fazendo o uso indiscriminado.

Vamos entender o que é a agroecologia. Segundo o primeiro termo da lei estadual n°16.684, define a agroecologia como o campo do conhecimento transdisciplinar que estuda os agro ecossistemas, visando ao desenvolvimento equilibrado das relações entre capacidade produtiva, equilíbrio ecológico, eficiência econômica, equidade social e uso e conservação da biodiversidade e dos demais bens naturais, por meio da articulação entre conhecimento técnico-científico, práticas sociais diversas e saberes e culturas populares e tradicionais.

A feira tem o propósito de reunir os produtores agroecológicos, sendo composta por produtores em algumas modalidades: em transição agroecológica, que participam de uma OCS (Organização de controle Social) ou que já possuem certificação orgânica.

Para os produtores convencionais que desejam fazer a transição para a agroecologia, existe o protocolo criado pelo governo do estado de São Paulo em parceria com organizações da sociedade civil que passou a ser ofertado aos municípios, que proporciona acompanhamento técnico aos que desejam migrar pra agroecologia.

Para quem deseja mais informações, entrar em contato direto com a divisão de desenvolvimento rural através do telefone: 4712-4083 ou e-mail: desenvolvimentorural@saoroque.sp.gov.br