Festas de Agosto: a solidariedade que une um povo | O Democrata

“Aprendemos muito, amadurecemos a nossa fé, compartilhamos lições de amor e solidariedade”. O relato dos festeiros das Festas de Agosto 2018, Tânia e Amauri Vieira e Heloísa Helena e Paulo Pires, sobre a emoção de viver de perto esta tradicional festividade, também traduz o sentimento que envolve toda a cidade no mês de agosto, independente da religião.

As Festas de Agosto reúnem moradores, turistas, peregrinos e admiradores deste grande momento de fé e solidariedade que está presente na comemoração do aniversário da cidade, celebrado todo dia 16 de agosto. Neste ano, em que o município celebrou 361 anos de fundação, a homenagem à trajetória de São Roque, que passou de nobre a peregrino, foi santificado e nomeou a cidade, foi mostrada no desfile dos Carros de Lenha e durante toda a festa.

Ao longo das duas últimas semanas, centenas de voluntários ficaram a frente das barracas das entidades assistenciais da cidade, para arrecadar fundos que as mantém, e em muito contribui para o desenvolvimento de cada uma. O serviço de assistência social promovido pela Igreja, por meio do Pároco Daniel Balzan e todos os colaboradores e voluntários envolvidos neste trabalho, também é agraciado durante a festa, que recebe a ajuda de muitas pessoas.

“Ao longo de nossa caminhada, tivemos o apoio e incentivo de muitas pessoas queridas, que permaneceram conosco até o final desse nosso peregrinar. Fizemos amigos e ao lado de nossos Festeirinhos, pais de Festeirinhos, casais de apoio e colaboradores, formamos uma grande família: a família das Festas de Agosto 2018. Aprendemos muito, amadurecemos a nossa fé, compartilhamos lições de amor, solidariedade e de modo especial, fomos tomados pela mão de nosso pastor – o padre Daniel, que nos ensinou muito e nos fez evangelizar”, comemoram e agradecem os Festeiros 2018.

Nos dias 15 e 16 de agosto, os momentos mais aguardados para aqueles que vivem a fé na Igreja Católica: as procissões de Nossa Senhora da Assunção e de todos os Santos e a procissão de São Roque, que reúnem milhares de pessoas pelas ruas centrais da cidade. Não pense que mais uma Festa de Agosto chega ao fim, pois é no dia 16, que uma nova jornada começa com o anúncio dos novos festeiros que conduzirão mais um ano em prol dos objetivos de todas as edições da festa: semear o amor, a solidariedade, a fé e a união.

“Quando assumimos a honrosa missão de conduzirmos as festividades em louvor aos nossos santos padroeiros, nosso coração bateu mais forte e a emoção tomou conta. Fomos agraciados por Deus e acolhidos carinhosamente, por toda comunidade paroquial, amigos e familiares. Viva São Roque! Viva Nossa Senhora da Assunção!”, finalizam Tânia, Amauri, Heloísa e Paulo.

Livro Sabores de Agosto

Uma novidade lançada pelos festeiros 2018, a partir da ideia e curadoria do chef Osley José Viaro, presente há 10 anos nos jantares e eventos que envolvem a festividade, foi o livro “Sabores de Agosto”, que reúne diversas receitas de pratos doces e salgados, apresentando uma culinária de memória afetiva dos que vivem a festa e seus eventos públicos.

O objetivo do projeto foi o resgate da memória cultural gastronômica com registro de receitas e fazeres próprios da comunidade, além de valorizar a produção cultural e o legado das Festas de Agosto. “O Osley nos apresentou esse projeto no Jantar dos Eternos Festeiros e a ideia foi um sucesso. Tivemos uma grande adesão e conseguimos 71 receitas com a ajuda dos antigos festeiros. O livro teve o patrocínio dos Balões São Roque e conseguimos imprimir 500 exemplares. Vendemos mais de 300 e estamos muito felizes com a boa aceitação. Se necessário for, rodaremos mais exemplares. Caso alguém se interesse pode adquirir um com a gente”, contam os Festeiros 2018. Cada livro custa R$ 12. Contato para compra Tânia: (11) 97198-4186. Toda a renda adquirida com a venda dos livros será revertida para a Igreja.

“O pensamento que nos vêm é a união de pessoas queridas em torno da mesa. Neste momento compartilhamos mais que refeições, mas sentimentos puros como amor, fraternidade, alegria, amizade, entre tantos outros”, completam.

Segundo a mensagem do Padre Daniel Balzan, publicada na primeira edição do livro, as Festas de Agosto são um legado dos antepassados e as tradições merecem ser guardadas e valorizadas. “Este livro trata de receitas e cada receita tem um sabor. No entanto, tem uma finalidade que vai além: irmandar famílias e proporcionar uma experiência de estar à mesa com amigos e partilhar com eles o pão da amizade. São receitas oferecidas por ‘ex-festeiros’, ou melhor, aqueles que buscam temperar a festa com o próprio tempero, adicionando às festas sabores, fazendo com que o nosso jeito de celebrar continue irmanando pessoas, marcando presença na cidade, gerando comunhão e participação”, declara Pe. Daniel no impresso.

Apoio

As Festas de Agosto 2018 tiveram o apoio da Prefeitura de São Roque, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Divisão de Trânsito, Departamento de Saúde, Jornal da Economia e patrocínio do Jornal e Gráfica O Democrata, Supermercados São Roque, Dra. Thaiza Thiemi da Luz Diez Vecino Kano – cirurgiã dentista, Frigo Nilmar, Vila Don Patto, Meneguesso e Melo Silveira, Sorveteria Tatu’s, Objetivo São Roque, Padihey Papelaria, Sabino Construtora, Auto Posto de Castro, Galli Frios e Laticínios, Santa Rosa Magazine, Balões São Roque, DR Engenharia, Unimed, Radmed, Aracaí, Vinícola Góes, Associação Comercial de São Roque, Casa Carvalho Materiais Elétricos, Total Serv, Dona Nara Massas, Lubrificantes Villaça, Ibicolor, AnjoLav.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.