A Guarda Civil Municipal de São Roque está realizando um ciclo de palestras, voltado a alunos da Rede Municipal de Ensino, para conscientizar crianças e adolescentes a não usar cerol e linha chilena para soltar pipas.
Na tarde desta terça-feira (26) e manhã de quarta-feira (27), o Inspetor Comandante, Domingues, discutiu com alunos da EMEF Prof. Tibério Justo da Silva, de Maylasky, os cuidados com a segurança que todos devem ter para evitar e acidentes. “É importante destacar a responsabilidade de todos quando se fala no uso desses materiais para empinar pipas. Se não observados os cuidados necessários, passa a ser uma brincadeira perigosa. Anualmente muitas pessoas sofrem acidentes graves e várias já perderam a vida por conta do uso do cerol nas linhas das pipas”, alertou.
A Lei Municipal n° 3.371/09 prevê multa de cinco UFM – Unidades Fiscais Municipais, o equivalente a R$ 1.119,00 (mil, cento e dezenove reais) para quem for pego fazendo uso de cerol ou linha chilena. E para quem comercializar esses produtos a multa é de R$ 2.238,00(dois mil, duzentos e trinta e oito reais), sendo que na reincidência o valor dobra e, na segunda reincidência o alvará de funcionamento será cassado.