As agências da Previdência voltaram a funcionar, mas o atendimento e o número de unidades abertas estão sendo ampliados de forma gradual. Nesta primeira etapa, o INSS vai atender apenas quem fez agendamento.
Os serviços com prioridade são perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Para qualquer atendimento, as pessoas devem antes fazer agendamento de data e horário pelo telefone 135, site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular Meu INSS. Ao solicitar o agendamento, o segurado é informado pelo sistema sobre quais agências têm vaga para o atendimento.
No endereço covid.inss.gov.br, é possível ver se há agência do INSS funcionando na cidade em que a pessoa quer ser atendida. No topo da página, é preciso clicar em: Procure uma agência do INSS. O portal covid também apresenta outras informações do atendimento no INSS durante a pandemia. Mesmo com a agência da cidade funcionando, a pessoa deve agendar o atendimento.
Agência com perícia – Se o trabalhador for requerer auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e a agência do INSS com agenda aberta para perícia médica estiver a mais de 70 quilômetros da cidade em que ele reside, é possível pedir a antecipação do auxílio por incapacidade temporária, no valor de um salário mínimo.
Para isso, é preciso acessar o site gov.br/meuinss ou aplicativo Meu INSS, com cadastro e obtenção de senha, e anexar o atestado do médico. Esse documento deve conter nome, CRM, assinatura do médico, informações sobre a doença e o Código Internacional de Doenças (CID), além do prazo estimado de repouso necessário. Se a pessoa tiver direito a auxílio por incapacidade temporária com valor superior ao salário mínimo, a diferença será paga retroativamente quando o auxílio for reconhecido em definitivo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 135.