Campanha “Lugar de óleo de cozinha usado é na escola” coleta mais de 2 mil litros | Geral

O Programa Meio Ambiente nas Escolas divulgou os dados relacionados a Campanha “Lugar de óleo de cozinha usado é na escola”, que está presente em 100% das escolas municipais e estaduais de Mairinque, com a finalidade de incentivar a Educação Ambiental junto aos alunos e à comunidade do entorno. A reunião foi realizada na ETEC de Mairinque, onde foi divulgado que mais de 2 mil litros de óleo vegetal foram recolhidos durante o período de março à julho deste ano.

Essa Campanha é uma parceria da Cargill, do Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental e a Preserva Recicla com a Secretaria de Educação e o Departamento de Meio Ambiente e Agricultura.

As Associações de Pais e Mestres das escolas recebem contrapartida financeira pelo óleo coletado, destinado ao fortalecimento das atividades escolares.
O Programa tem sido divulgado por meio da distribuição de folhetos, funis e imãs interativos, além disso, todos os pontos de coleta foram sinalizados com faixas e banners visíveis aos munícipes, informando a correta separação e descarte do resíduo de óleo vegetal.

De acordo com a Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, Ely Yasuda, junto com o recolhimento do óleo vegetal, as instituições, em conjunto com a Prefeitura, realizaram diversas atividades para conscientizar sobre a importância da destinação correta do óleo. “O Programa visa conscientizar a população quanto à problemática do descarte inadequado do óleo de cozinha usado, que além de poluir o meio ambiente, pode causar entupimento da tubulação, se lançados na rede de esgoto, e oferecer ponto de coleta para destinação ambientalmente adequada”.

Leonardo Giardini, representante da Preserva, comenta que o próximo passo é fortalecer o recolhimento do óleo no comércio local. “Geralmente, o óleo é descartado de uma maneira equivocada. Por isso nessa reunião, nós procuramos debater as possibilidades para trazer mais o comerciante para perto da Campanha, inclusive, fazendo com que ele trabalhe em conjunto com as escolas municipais”, explica.

Maurício Santos, do Instituto Auá, fala sobre os números alcançados até o momento e da importância de manter visíveis as ações. “O mês com a maior quantidade de óleo recolhido foi o de julho, o que nos surpreendeu bastante,pela própria quantidade, que atingiu 730 litros, quanto pelo período, que é de férias escolares, mostrando a adesão da comunidade à Campanha”.

Márcio Barela, gerente de sustentabilidade da Cargill, afirma que um dos maiores benefícios do Programa para o meio ambiente é a preservação de rios e mananciais,por não dispor o resíduo no meio ambiente. “Por meio da Ação Renove o Meio Ambiente, a Cargill oferece ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado.

Atualmente, contamos com 770 pontos de coleta de óleo residual em oito estados brasileiros e estamos completando 2 milhões de litros de óleo residual que deixaram de poluir 50 bilhões de litros de água”, ressalta.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.