Projeto “Espaço-Árvore” prevê ampliação de áreas arborizadas sem afetar as calçadas

Após publicação da Lei nº5029/2019, a Prefeitura Municipal de São Roque, por meio da Divisão de Meio Ambiente iniciou, na sexta-feira, 27 de setembro, a implantação do Projeto “Espaço-Árvore”.

A ação começou pelo Paço Municipal e deverá ser realizada em todos os prédios públicos. A Legislação institui a obrigatoriedade de implantação nos novos loteamentos, parcelamentos de solo, prédios públicos municipais e outros.

O Projeto consiste na utilização de um novo conceito utilizado nas calçadas, onde são abertos espaços para o plantio das árvores, deixando no entorno uma pequena área com condições adequadas para desenvolvimento das plantas, melhorando a infiltração de água no solo e auxiliando no desenvolvimento de suas raízes.

A iniciativa visa ampliar as áreas arborizadas na cidade e também proporcionar maior espaço livre nas calçadas para que elas tenham condições de crescerem sem receber ou causar interferências urbanística.

Segundo a Lei, as calçadas de novos empreendimentos deverão ter no mínimo 2,5 metros de largura e o espaço-árvore deverá ocupar 40% delas.