São Roque ganha roteiro para turismo religioso com inauguração de Corredor de Nossa Senhora de Fátima | Geral

A novidade fica dentro do complexo turístico Don Patto e tem visitação gratuita diariamente

A cidade de São Roque, que já leva nome de santo, também é conhecida por seus vinhos e uvas, passa, inaugurou no último sábado, 15, um novo espaço dedicado ao turismo religioso, o Corredor de Nossa Senhora de Fátima, que fica dentro do complexo turístico Vila Don Patto. A cidade, que tem muitos descendentes portugueses, carrega uma forte ligação com a santa católica, que é também a padroeira de muitos dos colonos da cidade, como o fundador da Don Patto, Sr. Julio Patto, quem teve a ideia de homenagear a padroeira do local e também oferecer aos turistas mais um espaço para compartilhar momentos de fé, agradecimento e esperança.

O novo espaço, que tem visitação gratuita, permite que as pessoas amarrem suas fitinhas e façam seus pedidos, promessas, agradecimentos, votos, assim como é feito na Bahia, no Santuário de Nosso Senhor do Bonfim, porém, as orações são destinadas à Santa portuguesa, em um cenário cercado pela Mata Atlântica. O trajeto do Corredor de Nossa Senhora de Fátima finaliza na imagem da santa, ao lado da pequena queda d´água da Vila, oferecendo um desfecho para o momento de fé com uma conexão entre a natureza e o espiritual.

A inauguração do Corredor de Nossa Senhora de Fátima aconteceu durante o café da manhã, com uma celebração que contou com música sacra e convidou todos os presentes para amarrar as primeiras fitas no local. Tulio Patto, emocionado, agradeceu aos clientes, colaboradores e visitantes: “Estar aqui nesta manhã com todos vocês para inaugurar o Corredor de Nossa Senhora de Fátima é uma verdadeira alegria. É ver o sonho do meu pai se realizar. O Sr. Julio quem proporcionou essa alegria para todos nós, mais um motivo de celebração entre a família e a oportunidade de agradecermos pelas bênçãos que nossa família vem recebendo e também de deixar esse espaço para que vocês utilizem para agradecer, para pedir, para manifestar a fé da maneira que quiserem. Nossa casa é a casa de vocês”, comemorou.

Em um clima tomado pela emoção, os visitantes se dirigiram até o Caminho de Fátima e pouco a pouco foram pegando suas fitas, amarrando e fazendo seus pedidos. A portuguesa Ormezinda Balbina Bernardo de Oliveira, 90, saiu de São Paulo até São Roque para conhecer, em primeira mão, o espaço dedicado a santa. “Eu sou devota de Nossa Senhora de Fátima. E não existem muitos locais em São Paulo dedicados à ela. Em casa, eu tenho vários altares para ela, e poder vir até aqui para fazer meus pedidos, agradecimentos e orações à Nossa Senhora de Fátima é uma emoção muito grande. Quando minha neta me disse que me traria, a princípio achei que a distância seria dificultosa, mas o passeio foi uma delícia e depois de estar aqui, com essa energia, realmente, fiquei ainda mais feliz”, conta.

A neta de dona Ormezinda, a influenciadora digital Aline dos Santos, já havia sido convidada para participar por ter ascendência portuguesa. “Quando soube que haveria a inauguração de um Corredor de Nossa Senhora de Fátima não apenas confirmei minha presença, mas, confirmei a presença da minha avó. Ela é muito devota mesmo. Ela é portuguesa e nós crescemos tendo amor à santa por ver a vovó sempre nessa dedicação. Poder trazê-la para um momento tão especial é muito importante. Locais assim nos fazem ter conexões especiais com a família, com a gente mesmo, com Deus. Foi uma manhã linda”.

Para quem quiser conhecer o Caminho de Nossa Senhora de Fátima, ele fica aberto ao público de segunda a domingo, nos horários de funcionamento do complexo turístico e tem entrada gratuita. As fitinhas de Nossa Senhora de Fátima podem ser adquiridas no local.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.