Venda muito mais com colaboradores motivados | Geral

Conheça as atitudes que afastam o cliente e destroem os relacionamentos

Mudança é uma palavra motivadora. Já carrega em si o significado de renovar, fazer diferente, recomeçar. Os empresários estão cada vez mais cientes sobre a urgência de aceitar esse mundo totalmente diferente, com novos anseios e desejos dos consumidores. Um dos fatores que mais “derrubam” as vendas e fazem as lojas se esvaziarem é a maneira de se relacionar com seu cliente, segundo o especialista e mentor em Networking, Roque Gonçalves.
“Já disse isso antes, e repito: ouço muitas reclamações sobre atendimentos ruins no comércio em geral. São erros básicos, que se não são corrigidos, consequentemente aumentam os maus resultados”, destaca. Conheça abaixo alguns dos problemas listados pelo especialista, que estão prejudicando o surgimento de um bom relacionamento com o cliente.

Sem sorrisos – Quem nunca foi atendido por alguém de cara feia? Já começa tudo errado. “A primeira impressão é a que fica” é um dito popular certeiro. Um receptivo sorriso e simpatia já garantem pelo menos a metade do sucesso na venda. Canso de ver pessoas trabalhando com o público sem a mínima vontade. Vender também é um dom, por isso, avalie bem se o seu funcionário não tem o perfil para a vaga ou se algo o está desmotivando. E o ajude a mudar isso para o bem de ambos.

Preguiça – Tem colaborador que esquece que quem paga seu salário é o cliente, indiretamente. O bom resultado que o fará ser reconhecido está baseado na satisfação e consumo daquele que procura a loja. Muitos não se esforçam em fazer o melhor, afastando um bom negócio por preguiça.

Preconceito – Conheço muitas pessoas que tem dificuldade de comprar produtos ou serviços somente por se vestirem de maneira simples. E esse é um grande erro, pois muitas vezes essa pessoa tem mais poder de compra do que o vendedor imagina. Já vi grandes vendas serem perdidas por esse motivo.

Não saber ouvir – Uma situação muito desagradável é o cliente pedir um produto e o vendedor ficar empurrando outro. Oferecer outras opções é um gesto de atenção, mas a insistência tem limites. É preciso aceitar o não e entender o que cliente realmente quer.

Demora no atendimento – As pessoas gostam de velocidade. Assim como na internet, que tudo se faz em um clique, na loja física o atendimento precisa ser ágil e objetivo para o sucesso nos dias de hoje.

Falta de treinamento
– Este item merece muita atenção, pois pode evitar todos os erros citados acima. Sem treinamento e motivação o colaborador fica despreparado para o dia a dia e principalmente para as novas formas de se relacionar com o cliente. Por isso, invista na equipe e fidelize seus clientes.

“Capacitar o grupo e criar metas geram motivação e resultados permanentes, não somente uma venda isolada. O relacionamento com o cliente, comprometimento do colaborador e o serviço diferenciado trazem por consequência aumento nas vendas. Motivar uma equipe é tão ou mais essencial quanto investir em novos produtos, equipamentos e acompanhar as novas tecnologias. O ser humano sempre será o coração de um negócio, aquele que determina o sucesso ou não de um trabalho”, conclui.

Roque Gonçalves – Mentoria em Networking
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