Governo investiga extravasamentos em minas da Vale em Ouro Preto e Congonhas – O Democrata

O governo federal e o governo de Minas Gerais iniciaram investigações após dois extravasamentos de água em minas da Vale, registrados em menos de 24 horas nas cidades de Ouro Preto e Congonhas, na Região Central de Minas Gerais.

Foto: Reprodução/Congonhas.MG.Gov

O primeiro ocorreu na Mina de Fábrica, em Ouro Preto, e provocou o lançamento de água com sedimentos em cursos d’água que deságuam no Rio Maranhão. O segundo foi registrado na Mina Viga, em Congonhas, envolvendo o extravasamento de um poço de drenagem (sump), com impacto ambiental, mas sem atingir comunidades ou bloquear vias.

Não houve feridos em nenhuma das ocorrências. O governo estadual identificou danos ambientais no primeiro caso e determinou medidas emergenciais, como limpeza, monitoramento e elaboração de plano de recuperação ambiental. A Vale será autuada por danos ambientais e por não comunicar o acidente dentro do prazo legal.

O ministro de Minas e Energia determinou fiscalização rigorosa e apuração de responsabilidades, e o governo federal avalia a possibilidade de interdição das operações envolvidas. Prefeituras e órgãos ambientais seguem monitorando os impactos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2026 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.