Grupo de Choro, Seresta e Serenata de São Roque comemorou nove anos de atividades nesta sexta | O Democrata

O projeto “Choro, Seresta e Serenata de São Roque”, comemorou nove anos trazendo música, alegria e cultura para o cetro da cidade na última sexta-feira, dia 26, com mais mais uma tradicional apresentação. Apesar do luto por causa do falecimento de D. Circe Bastos, falecida no mesmo dia aos 104 anos, anfitriã do projeto desde o início, eles fizeram uma apresentação dedicada a ela às 20h.

O grupo, que é formado por músicos amadores, e voluntários da cidade e região, se reúnem na última sexta-feira de cada mês, em um casarão no centro da cidade (casa do popular Zé do Nino), e se apresentam de portas abertas e de forma gratuita ao público, que aprecia este estilo de música, que foi tão popular no século passado. Na plateia é possível ver jovens, adultos e uma grande parcela de membros da melhor idade.

Durante as apresentações, são executadas tradicionais músicas brasileiras e seus compositores que marcaram diversas épocas, nas mais diversas interpretações. Conforme as condições do tempo, o grupo sai pelas ruas do centro da cidade, realizando suas serestas. Os moradores próximos aguardam ansiosamente pela passagem dos seresteiros, estendendo um pano branco em suas janelas, indicando assim, a aceitação da serenata e alimentando a tradição.

Em cada janela aberta, uma apresentação especial, e este ritual segue pelo percurso até o destino final, na Praça da República, onde fica o coreto e a fonte luminosa. Nesta praça, é cantada juntamente ao público, a última música da noite, encerrando assim o evento musical.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados