Há um século, a inauguração da Estrada de Rodagem São Roque São Paulo | O Democrata

Em 26 de agosto de 1922, era inaugurada a estrada de rodagem ligando São Paulo a São Roque com 65 quilômetros de extensão (atual Rodovia Raposo Tavares) com a presença do presidente do Estado de São Paulo, Washington Luiz (01/05/1921 a 01/05/1924). Pode parecer estranho, mas naquele tempo o governador era chamado de presidente e no caso de Washington Luiz a confusão é maior porque ele também foi presidente do Brasil (15/11/1926 a 24/10/1930) até ser deposto e impedido de passar o cargo para o sucessor Júlio Prestes. A Revolução de 1930 levou Getúlio Vargas ao poder.

O Arquivo Vivo do Jornal O Democrata resgata a reportagem de 3 de setembro de 1922 que mostra com detalhes como foi a inauguração obra que teve a data adiada algumas vezes.

Para ilustrar a coluna mais uma vez ganhamos a fundamental colaboração do amigo Zé do Nino que enviou uma foto histórica de 1922 que mostra a comitiva de Washington Luiz chegando à Praça da Matriz de São Roque.

PRAÇA DA MATRIZ PASSA A SER CHAMADA DE “DR. WASHINGTON LUIZ”
Na festa de inauguração, houve uma sessão solene na Câmara Municipal que ficava na Praça da Matriz (hoje Casas Pernambucanas). No encerramento, o vice-presidente em exercício, José Dias Thomaz, declarou que de acordo com a lei municipal 128 de 25 de agosto de 1922, o Largo da Matriz passaria a denominar-se “Praça Dr. Washington Luiz”.

A seguir alguns trechos da reportagem “Visita presidencial”, de 03 de setembro de 1922.

“A cidade acordou naquele dia festivamente embandeirada. A rua 15 [de Novembro], em toda a sua extensão, apresentava aspecto verdadeiramente encantador, estando ricamente ornamentada com festões de flores.

Na entrada do Largo da Matriz, hoje, Praça Washington Luiz, um artístico arco triunfal caprichosamente enfeitado onde desfraldavam festivamente ao vento o auriverde pendão e a bandeira de São Paulo, lia-se na cores verde-amarelo, a seguinte dedicatória: ‘São Paulo – São Roque, 26 8 922. Salve! Dr. Washington Luiz.

Às 12h40, mais ou menos, dava entrada na gare da estação local o comboio especial que trazia a Banda da Brigada Policial, um piquete de 26 lanceiros e um batalhão completo de infantaria que deveriam formar por ocasião da chegada da comitiva presidencial a esta cidade, prestando-lhe a devida homenagem.

Na estação esperavam os visitantes as três corporações locais [Liberdade, 7 de Setembro e Conte de Torino (atual Carlos Gomes)].

Nesse ínterim partia dessa cidade um automóvel conduzindo o sr. Attílio Caproni [prefeito de São Roque] acompanhado de outras autoridades que se dirigiu para as divisas do município afim de receber os nossos ilustres visitantes.

Às 14h, na Praça do Taboão, ornamentada a capricho e onde fora colocado um outro arco enfeitado com flores naturais, já o movimento era intenso com a presença de autoridades, imprensa, um piquete de lanceiros sob o comando do tenente Ary Cruz, Banda 7 de Setembro e demais pessoas.

Às 15h55, deu entrada na Praça do Taboão, o carro presidencial conduzindo sua excelência o dr. Washington Luiz, coronel Sylvio de Moraes Rosa (presidente da Câmara Municipal) e o prefeito Attílio Caproni. Washington Luiz deixou o carro debaixo de uma chuva de pétalas de flores atiradas pelos meninos, meninas e inúmeras senhorinhas daquele bairro indo estacionar em frente a fita que atravessa a rua. O prefeito pronunciou um significativo discurso tendo sido as palavras coroadas por uma salva de palmas.

Das mãos da senhora Maria de Sá Moraes, o presidente recebeu uma tesoura para proceder o corte da fita dando por inaugurada a estrada de São Roque. A seguir cerca de 40 veículos aumentaram o préstito (desfile).

Em frente a nossa redação, estacionava a Banda Conte de Torino, no Largo Municipal [atual Praça Heitor Boccato], alunos do Grupo Escolar [Bernardino de Campos], com banda de tambores e cornetas, em toda rua 15 desfilaram alunos das nosssa escolas e em frente da agência “Piatea” estacionou a Banda Liberdade e na praça Washington Luiz da Banda da Brigada Policial e o Primeiro Batalhão da Força Pública. No Largo Municipal, deu-se o início a salva de 21 tiros.

Em frente ao Paço Municipal formaram-se duas filas de gentis senhorinhas desta cidade, que ao passar do Dr. Washington Luiz despetalavam flores por sobre sua cabeça. Faziam parte dessa comissão Adelina [esposa de Heitor Rino Boccato] e Maria de Castro, Maria Pesci, Noemia e Orminda Vasconcelos, Djanira, Odete e Jandyra Rosa, Guiomar Ribeiro Lopes, Rosa, Maria Luiza e Cornélia Petrone, Lydia e Martha Duarte, Rosmilda e Ida Zecchi, Maria Tecchio, Angelina Bernardi, Guilhermina e Emília Walter, Antonia Pereira, Lydia Paranhos, Rosa de Moura, Joaquina Garcia, Olga Conti, Zezé e Cecília Buenos Ayres, Lydia e Elvira Gomes e outros nomes nos escaparam.

Na Câmara Municipal foram inaugurados os retratos de Washington Luiz e Heitor Penteado (secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas) descobertos pela senhorinha Guilhermina Walter. Após a sessão solene foi servido um baquete de 200 talheres.

Às 23 horas, nos salões da Câmara, artisticamente decorados e iluminados “a giorno” [luzes por todos os lados] tendo aberto a série de contradanças o presidente Washignton Luiz que serviu de par a professora Rosmilda Zecchi. Enquanto, os presentes se divertiam o presidente despediu-se do povo e das autoridades e partiu de automóvel rumo à Capital deixando grata recordação em cada são-roquense.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.