Homem que atacou Salman Rushdie é condenado a 25 anos de prisão nos EUA – O Democrata

Hadi Matar, 27 anos, foi condenado a 25 anos de prisão nos Estados Unidos pelo violento ataque ao escritor Salman Rushdie, ocorrido em 2022 durante um evento literário em Nova York. O agressor foi considerado culpado por tentativa de homicídio e agressão grave.

Salman Rushdie – Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Antes da sentença, Matar acusou Rushdie de ser “hipócrita” e ainda enfrenta um processo federal por suspeitas de ligação com o grupo Hezbollah e crimes de terrorismo internacional.

Rushdie, que perdeu um olho e o movimento de uma das mãos, relatou em tribunal que acreditou estar morrendo após receber mais de uma dúzia de facadas. O autor britânico de obras como Os Versos Satânicos e Os Filhos da Meia-Noite passou por uma longa recuperação e detalhou o episódio no livro Faca (2024).

Alvo de uma fatwa emitida pelo regime iraniano em 1989, o escritor se tornou símbolo mundial da liberdade de expressão. Em seu retorno público, nove meses após o ataque, Rushdie agradeceu aos que o socorreram e declarou: “O terrorismo não deve nos aterrorizar. A luta continua”.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.