Incêndio em fábrica de óleo na Ilha do Governador causa explosões e mobiliza bombeiros – O Democrata

Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde deste sábado (8), uma fábrica de óleo combustível localizada na Rua Campo da Ribeira, no bairro da Ribeira, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 12h30 e, até as 15h, mais de 65 militares de 15 quartéis estavam empenhados no combate às chamas, utilizando drones e diversas viaturas no local.

Foto: Reprodução/Gov RJ

Moradores da região relataram ter ouvido explosões em sequência, seguidas por uma densa coluna de fumaça preta que se espalhou, atingindo bairros próximos como Cacuia e Jardim Guanabara.

A fábrica pertence à empresa Moove, controlada pelo Grupo Cosan, que atua na produção de óleos e lubrificantes. Em nota, a Moove informou que o incêndio está restrito à área da empresa e que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos. A unidade estava inoperante neste sábado, e o fogo ocorreu próximo a uma das linhas de produção.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio comunicou que a Rua Campo da Ribeira está interditada para facilitar o trabalho das equipes de emergência. A Guarda Municipal também está no local auxiliando os motoristas.

As causas do incêndio ainda são desconhecidas e serão investigadas pelas autoridades competentes. A Moove afirmou que está colaborando com as autoridades para apurar as circunstâncias do incidente.

Este incidente levanta preocupações ambientais, dada a proximidade da fábrica com a Baía de Guanabara e áreas residenciais. Em 2015, a então fábrica de lubrificantes COSAN, atualmente Moove, foi multada em R$ 35 milhões pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) devido a vazamentos de substâncias tóxicas que causaram poluição nas águas da Baía de Guanabara.

A Moove é uma empresa do Grupo Cosan, que atua na produção de óleos e lubrificantes. Em 2022, a Moove adquiriu a americana PetroChoice por US$ 479 milhões, consolidando-se como uma gigante global no setor.

A população local está apreensiva quanto aos possíveis impactos ambientais e à segurança da comunidade. As autoridades recomendam que os moradores evitem a área e sigam as orientações dos órgãos oficiais enquanto as investigações prosseguem.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.