Justiça espanhola absolve Daniel Alves da condenação por estupro – O Democrata

O Tribunal Superior da Catalunha absolveu nesta sexta-feira (28) o ex-jogador brasileiro Daniel Alves da condenação por estupro. A decisão unânime anulou a sentença de 4 anos e 6 meses de prisão, aplicada após acusações de que ele teria estuprado uma jovem em uma discoteca em Barcelona, em dezembro de 2022.

Foto: Reprodução/Instagram

Daniel Alves, que havia ficado preso preventivamente por mais de um ano e pagado uma fiança de 1 milhão de euros para obter liberdade provisória, agora está completamente livre de acusações na Justiça espanhola. A sentença aponta “imprecisões” e “inconsistências” no depoimento da vítima e no julgamento anterior, o que levou os juízes a descartarem a hipótese de estupro por falta de provas confiáveis.

Apesar da absolvição, a decisão não afirma que a versão do jogador — de que a relação sexual foi consensual — seja verdadeira. No entanto, também considera que as alegações da vítima não puderam ser comprovadas. Exames realizados na época confirmaram a presença de sêmen na vítima, e funcionários da boate relataram que ela saiu do local visivelmente abalada.

A Promotoria de Barcelona havia solicitado um aumento da pena para 9 anos de prisão, enquanto os advogados da vítima pediam 12 anos. Ambos os recursos foram negados. Com a decisão, todas as medidas cautelares contra Daniel Alves foram revogadas.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.