
Limonete (Aloysia triphylla) é uma planta originada na América do Sul; sendo conhecida na medicina popular por suas variadas propriedades terapêuticas. Tem outros nomes populares tais como cedrina, cidrão, cidrilha, cidró, erva-luísa, limão-verbena, limoneto, limonetto.
O arbusto atinge entre dois e três metros de altura; com vasta ramificação ereta, que exala um aroma cítrico. Tem preferência por clima mais ameno, solo rico em nutrientes e rega constante. Apresenta diversas propriedades terapêuticas tais como antibacteriana, adstringente, aromática, analgésica, digestiva, antipirética, antiespasmódica, febrífuga, sedativa, relaxante, antioxidante e anti-inflamatória.
A limonete é normalmente indicada para:
- Diarreia;
- Má a digestão;
- Cólicas intestinais e menstruais;
- Infecção urinária;
- Excesso de gases intestinais;
- Dor muscular;
- Febre;
- Asma;
- Insônia;
- Agitação;
- Enxaqueca.
O óleo essencial, extraído de suas folhas, é utilizado para aromatizar sabão, óleo de banho; além de aplicado na fabricação de variados cosméticos, perfumes e óleos aromatizantes.
Na culinária, a planta pode ser usada para o cozimento de peixes, como aromatizantes de variadas receitas, na fabricação de bebidas, doces, recheio de bolos, na preparação de licores, saladas de frutas, sucos, aromatizador de água e chás.
A planta é geralmente encontrada em jardins e hortas domésticas no sul do Brasil; além de amplamente utilizado na medicina popular e pelas indústrias farmacêutica e de cosméticos.
Chá de limonete

O chá de limonete deve ser preparado com as folhas secas dessa planta e utilizado para ajudar a auxiliar no tratamento de problemas gastrointestinais.
Ingredientes
- 1 colher (de sopa) de folhas secas de lúcia-lima;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Ferver a água e em seguida adicioná-la em uma xícara com as folhas secas de limonete. Deixar repousar por cerca de 10 minutos. Em seguida, coar, esperar amornar e beber 1 xícara do chá, de 2 a 3 vezes por dia, após as principais refeições, ou de acordo com a orientação do fito terapeuta ou médico.
A limonete é bem tolerada quando utilizada na forma de chá por um curto período e nas quantidades recomendadas. No entanto, o uso prolongado ou em excesso, pode causar irritação no estômago. Por isso, seu uso deve ser feito somente com orientação médica ou de um profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.
A limonete não deve ser usada por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas com problemas renais. Além disso, o óleo essencial de limonete não deve ser ingerido por via oral.
Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.
Silvia Hermida – Produtora Rural e Escritora
Fonte:http://faunaeflora.terradagente.g1.globo.com/flora/arbustos-tuberculos/NOT,0,0,1223908,Limonete.aspx