Mairinque cria ‘Patrulha da Água’ para multar quem cometer desperdício

A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Departamento de Meio Ambiente, segue desenvolvendo diversas ações para a conscientização do consumo correto de água.

Conforme já informado em alguns canais de televisão, a Represa de Itupararanga que abastece várias cidades na região de Sorocaba, inclusive Mairinque, está com sua capacidade abaixo de 28%.

Pensando em orientar o cidadão e punir aqueles que desperdiçam, a Prefeitura lançou a “Patrulha da Água”, onde a Guarda Municipal, Defesa Civil, Bombeiros e colaboradores, percorrem a cidade entregando folhetos, mostrando a necessidade do uso consciente. Aqueles que forem flagrados desrespeitando mais de uma vez a legislação municipal, pagarão multa que pode chegar a 600 reais.

Como colaborar: Feche a torneira enquanto estiver escovando os dentes ou fazendo a barba; Ao invés de usar mangueira, use vassoura e balde para limpar pátios e quintais; Cheque vazamentos, e não deixe torneiras pingando; Não tome banhos demorados; Aproveite a água da chuva para regar as plantas e jardins, de preferência de manhã ou ao fim do dia.

A Administração Municipal reitera que, poluir lagos e rios, derrubar matas nas regiões onde há nascentes de água, desmatar a lateral dos rios ou modificar seu trajeto, jogar lixo em locais próximos a nascentes, lagos, rios ou poços são atitudes que põem em risco os mananciais, ou seja, ameaçam o suprimento de água para o consumo humano. Preservar é um dever de todos nós, colabore.