A cidade de Mairinque é a mais recente entre os 33 municípios que compõem o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Sorocaba a decretar situação de emergência devido à epidemia de dengue. O decreto municipal, assinado pelo prefeito Eduardo Thomaz (PL) no dia 25 de março, autoriza ações administrativas imediatas para o enfrentamento da doença, como a aquisição de insumos, contratação de serviços emergenciais e prorrogação de contratos voltados ao controle do mosquito Aedes aegypti.

Com a medida, Mairinque se junta a outras cinco cidades que já haviam decretado emergência: Votorantim, Araçoiaba da Serra e Tatuí (em fevereiro), além de Itu e Salto (em março). Entre os motivos citados no decreto estão o alerta nacional emitido pelo Ministério da Saúde e a declaração de emergência em nível estadual, feita em fevereiro.
De acordo com o Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo, a região já contabiliza 312 casos confirmados de dengue, sendo dois com sinais de alarme — sintomas mais graves que surgem após a febre, como dores abdominais, vômitos e sangramentos. Há ainda uma morte em investigação.
Durante o período de emergência, a Prefeitura de Mairinque suspendeu férias e folgas dos agentes de saúde, vigilância ambiental e profissionais da rede pública local, priorizando o combate à doença. A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pelo monitoramento e definição das diretrizes de atuação frente à crise epidemiológica.