Mairinque registra aumento de exames Papanicolau

A Prefeitura de Mairinque, por meio da Secretaria de Saúde, registrou aumento nos exames de Papanicolau nos postos de saúde do município ao decorrer do mês de outubro. Esse acréscimo aconteceu por conta da Campanha Outubro Rosa na cidade, que teve como objetivo alertar as mulheres sobre os cânceres de mama e colo do útero.

Além de orientar sobre a maneira correta de realizar o autoexame nas mamas, que é o principal intuito do Outubro Rosa, a relevância dos exames de Papanicolau para as mulheres também foi pautada nas atividades.

A diretora de Atenção Básica, Laís Prado, comenta que no município a campanha priorizou a intensificação do Papanicolau, uma vez que este é o exame mais eficaz no que diz respeito à prevenção de lesões que levam ao câncer de colo do útero. “O exame de Papanicolau deve ser feito por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano”.

O exame é feito por meio de agendamento nos Postos de Saúde e para realiza-lo, basta comparecer à unidade mais próxima de sua residência munido do cartão do SUS, documentos pessoais e carteirinha do Posto. Caso não tenha a carteirinha, é necessário levar o comprovante de endereço para a abertura do prontuário.

Exames de Mamografia

Neste ano, segundo a Secretaria de Saúde, aproximadamente 12 pacientes foram diagnosticadas com câncer de mama no município, sendo seus agendamentos registrados via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS. As vagas para tratamento são reguladas pela Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer e os atendimentos são realizados conforme a cota mensal disponibilizada pela Diretoria Regional de Saúde de Sorocaba – DRS 16.

Em Mairinque, para solicitar o exame de mamografia, a moradora precisa passar na unidade de saúde mais próxima de seu endereço e pedir ao médico o encaminhamento. O Posto se responsabiliza pelo envio da guia e a paciente deve aguardar o agendamento da Central de Regulação do município.

Vale lembrar que mulheres com idade entre 50 e 69 anos podem marcar o exame de mamografia sem pedido médico, através do número 0800-779-0000, bastando apenas estarem com o RG, CPF e Cartão do SUS em mãos. Este serviço telefônico é realizado pelo Programa “Mulheres do Peito” e está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. A secretária de Saúde, Hozana Marcelino, alerta a população para que não faltem nas consultas e exames agendados. “Caso precisem faltar, pedimos para que nos avise com antecedência, pois assim podemos agendar outro paciente e evitar o desperdício de vagas e tempo de espera”. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Saúde de Mairinque, por meio do telefone (11) 4708-2677.