O município de Mairinque, no interior de São Paulo, tem um novo motivo para se orgulhar. João Paulo Maciel Mota, conhecido como “Capoeira” pelos moradores locais, se consagrou vice-campeão do 16º Festival Mundial de Artes Marciais Tailandesas, o maior evento do tipo no mundo, realizado na cidade de Ayutthaya, na Tailândia, entre os dias 12 e 18 de março deste ano.
Com 41 anos de idade e 25 dedicados ao mundo das lutas, João Paulo é professor licenciado pela Confederação Brasileira de Artes Marciais e Cultura Tailandesa e dá aulas de Muay Thai tradicional em Mairinque, na academia Team Mota. Ele foi convocado para representar o Brasil na competição e competiu na categoria 67 kg.
Apesar de não ter conquistado o título mundial, João Paulo considera a vitória como um grande feito, já que enfrentou um tailandês com mais de 100 lutas em sua casa. Além da disputa, ele aproveitou a viagem para fazer cursos de aperfeiçoamento e aprimorar seus conhecimentos para repassar aos seus alunos em Mairinque.
A esposa do atleta, a advogada Dra. Simone Fernanda Maciel Mota, também acompanhou a seleção brasileira e ajudou na liderança dos atletas. João Paulo se sente grato pela oportunidade de representar o país e trazer para Mairinque e para o Brasil esse importante troféu.
O evento reúne atletas de todo o planeta, que além de competir, também buscam difundir a cultura local em realização locais após o encontro. A participação de João Paulo nesse festival mundial representa um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Mairinque e a dedicação do atleta às artes marciais.