Manjerona - Alimentos Saudáveis | O Democrata

A manjerona é amplamente utilizada como tempero em receitas culinárias de diversas culturas. Dessa forma, seu sabor delicado e levemente picante complementa uma variedade de pratos, desde sopas e molhos até carnes e vegetais. Assim, além de adicionar sabor, essa erva também é conhecida por suas propriedades digestivas e antioxidantes. Em uma preparação com carnes, a erva é combinada com alho, azeite de oliva, resultando em um prato aromático e saboroso.

Outra opção é utilizá-la em sopas de legumes, proporcionando um toque especial de sabor e aroma. Além disso, essa erva pode ser utilizada em marinadas para carnes grelhadas, conferindo um sabor único aos pratos. Dê preferência para usar em pratos frios ou naqueles que você adiciona a erva no final do preparo.

Além de seu uso culinário, a manjerona também pode ser apreciada na forma de chá. Para preparar o chá de manjerona, basta ferver água e adicionar algumas folhas frescas ou secas da planta. Depois, deixe a infusão descansar por alguns minutos antes de consumir. O chá de manjerona pode ser consumido quente ou frio, de acordo com as preferências pessoais. A infusão de manjerona é útil para auxiliar em estados febris e para tratar a tosse.

O plantio de manjerona por estaquia é feito cortando ramos de plantas adultas saudáveis com, aproximadamente, 10 cm de comprimento. Os ramos devem ser mantidos em um local fresco e bem iluminado, mas sem contato direto com a luz solar, pelo menos até que as mudas tenham se enraizado bem. Também pode ser plantada por sementes na primavera.

É de fácil cultivo, porém melhor adaptada a solos arenosos, com húmus e iluminação plena. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, desde que haja chuvas/regas frequentes durante a fase de crescimento. A manjerona é uma planta perene que atinge de 30 cm a 60 cm de altura, e é muito apreciada como erva culinária. De aparência similar ao orégano, a manjerona tem um sabor mais suave e delicado. Ela tem características rasteiras, folhas ovais e pequenas possuindo aroma extremamente agradável.

Curiosidades:

  • Os gregos chamavam as ervas perfumadas de “brilho da montanha”, já que é
    impossível imaginar a culinária do Mediterrâneo e do Mar Egeu sem seu sabor
    forte, quente e aromático.
  • Espiritualmente a energia da manjerona estimula a lembrança de muitos outros
    tipos de memórias. Energeticamente, manjerona dá suporte ao sentimento de
    segurança permitindo a lembrança de experiências ligadas a medos imensos.

Na saúde a manjerona é normalmente indicada para auxiliar no tratamento de problemas digestivos, como diarreia e má digestão, mas também pode ser usada para aliviar os sintomas de estresse e ansiedade, pois é rica em timol, carvacrol, terpineno, limoneno, taninos e flavonoides, com propriedades anti-inflamatórias, digestivas e calmantes.

Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.

Silvia Hermida – Escritora e Produtora Rural
Fonte: Embrapa

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.