
Por ser uma fruta que nasce principalmente nos meses de novembro, dezembro e janeiro, ela é a queridinha do verão. Porém, os benefícios da melancia não são apenas sabor e hidratação.
Com apenas 46 calorias por xícara, a melancia é rica em vitamina C, vitamina A, licopeno, sais minerais como cálcio, entre outros compostos que proporcionam benefícios como prevenção de câncer, estresse oxidativo, inflamação, entre outros. Se para você tomar água é difícil, um suco de melancia, ou a própria melancia em pedaço são ótimas alternativas para manter a hidratação e usufruir do sabor dos açúcares naturais da fruta.
O gosto adocicado da melancia vem da frutose, açúcar natural fonte de carboidrato que funciona no organismo como um estoque de energia, ajudando no ótimo funcionamento do cérebro, nervos, medula óssea e nos glóbulos vermelhos. Também é importante na hidratação corporal, já que é composta por aproximadamente 93% de água.

Uma xícara de melancia possui:
- Vitamina C: 21% da Ingestão Diária Recomendada (IDR);
- Vitamina A: 18% da IDR;
- Potássio: 5% da IDR;
- Magnésio: 4% da IDR;
- Vitaminas B1, B5 e B6: 3% da IDR.
Alguns hábitos de vida e alimentação adequados ajudam a reduzir o risco de derrame e ataque cardíaco, reduzindo a pressão arterial e os níveis de colesterol. E algumas substâncias presentes em alimentos saudáveis como a melancia, ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Um aminoácido conhecido por ajudar a reduzir a dor muscular, a citrulina, além de estar disponível em suplementos, está presente na melancia. Mas a vantagem da fruta é que além de possuir citrulina naturalmente, o suco de melancia parece aumentar a absorção da substância.
Em um estudo, atletas que tomaram suco de melancia puro e suco de melancia misturado com citrulina apresentaram menos dor muscular e recuperação mais rápida, em comparação com atletas que tomaram outra bebida de citrulina.
O Departamento de Agricultura norte-americano, divulgou um estudo que indicava que o consumo regular de melancia, é benéfico para homens e mulheres e previne a disfunção erétil, a hipertensão, melhora a sensibilidade à insulina e a degeneração macular. Isso porque a fruta é rica em licopeno, que é um poderoso antioxidante carotenoide que neutraliza radicais livres, que por sua vez, são substâncias nocivas ao corpo.

A inclusão da melancia na dieta tem como benefício ainda diminuição do colesterol e das chances de desenvolver artrite reumatoide, além de proteger o corpo de alguns cânceres, como o de próstata, endométrio, pulmão e mama.
Sempre que possível consuma alimentos agroecológicos ou orgânicos, pois são alimentos de origem vegetal ou animal provenientes de sistemas que promovem o uso sustentável dos recursos naturais, produzindo alimentos livres de contaminantes, que protegem a biodiversidade e contribuem para a criação de trabalho e ao mesmo tempo, respeitam e aperfeiçoam os saberes e formas de produção tradicionais.
Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural
Fonte: MELO, E.A.; MACIEL, M. I. S.; LIMA, V. L. A. G.; LEAL, F. L. L.; CAETANO, A. C. S.; NASCIMENTO, R. J. Capacidade antioxidante de hortaliças usualmente consumidas. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.26, n.3, p.639-644, 2006.