Moradores cobram melhorias para os bairros Cambará e Santo Antônio | O Democrata

Moradores dos bairros Cambará e Santo Antônio, em São Roque têm buscado a ajuda e cobrado o poder público em prol de melhorias para os bairros, como o alargamento do córrego que cruza a avenida Três de Maio, ao lado da Estação Experimental, pavimentações, mais áreas de lazer, além de um sistema melhor para captação das chuvas nas vias.

As reivindicações, ouvidas com frequência, foram apresentadas ao vereador Alexandre Pierroni, que está cobrando, da Administração Pública, soluções para tais problemas. Nesta semana foram protocolados Ofícios formalizando as reivindicações.

Entre as solicitações estão o pedido de alargamento do córrego que cruza a Av. Três de Maio, bairro do Cambará, ao lado da Estação Experimental, cujas negociações da Prefeitura com o Governo do Estado, dono imóvel que o margeia, estão em andamento e, segundo o vereador, devem ser realizadas pelo Departamento de Obras da Prefeitura assim que a obra for autorizada. “O córrego é muito estreito e não tem dado vazão às águas das chuvas intensas que tem caído no município, o que causa não só enchentes e alagamentos, como o retorno da água do rio e do esgoto para as casas que o margeiam, causando grande transtorno à população”, explica.

Foi solicitado também junto à Sabesp a mudança da tubulação de esgoto que passa sob o terreno de várias casas que ficam às margens do córrego, para evitar alagamentos e cheias, além de mau cheiro e animais de várias espécies nocivos à saúde.

As ruas José Casali e Antonio dos Santos Sobrinho, próximas à Sede da OAB São Roque, no Jardim Maria Trindade, também no Cambará, receberam operação “tapa-buraco” recentemente, mas já estão com o asfalto deteriorado novamente por causa do tráfego intenso de ônibus, após terem sido incluídas no itinerário do transporte público, que acaba sobrecarregando a fina capa de asfalto das vias, não planejada para suportar o peso de veículos.

Um pedido de recapeamento foi enviado para aumentar a resistência da superfície através de camadas de pedras sob o asfalto. O edil aguarda posicionamento do Poder Executivo.

A falta de áreas de lazer na região também está entre as reclamações. Foi solicitada junto à Prefeitura a construção de um playground para crianças em um terreno público localizado na rua Júlio Xavier Ferreira. “Nesta região as crianças não tem onde brincar, e esse terreno além de ser público, já está plano, o que facilita a instalação e implantação do playground, além de diminuir o custo”, comenta.

Já na Vila Moraes, no Bairro Santo Antônio, o parlamentar presenciou os transtornos enfrentados pelos moradores da rua Anésio de Moraes, que em dias de chuvas sofrem com a falta de captação e vazão da água e do lamaçal causado pelo escoamento do volume excedente de águas em um condomínio cuja drenagem não comporta o volume de água que incide sobre ele. Assim, pediu à Prefeitura que intervenha junto ao incorporador do imóvel para que sejam tomadas as devidas providências a fim se de evitar inconvenientes aos antigos moradores da rua.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.