Dezenas de caixas de medicamentos foram descartadas de forma irregular e localizadas na rua Giusseppe di Girólamo (Estrada da Lagoa), região do Marmeleiro, em São Roque. O Jornal O Democrata já recebeu diversas denúncias de descarte de lixo e entulho no local, mas a ousadia dos imundos continua aumentando e piorando a situação da região e nem mesmo as câmeras de segurança instaladas pelos próprios moradores intimidam os infratores.




Entre os remédios encontrados estão caixas de Precol, um digestivo que auxilia no tratamento de intolerância à lactose, e amostras grátis de Folacin, que contém ácido fólico, comumente receitado à gestantes. É possível identificar nas fotos as empresas responsáveis pela distribuição e comercialização das caixas jogadas na beira da pista.
Dois moradores do bairro Marmeleiro, denunciaram à reportagem que, na manhã desta segunda-feira (21), visualizaram os medicamentos no meio do matagal.
Descarte de medicamentos
A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) diz que os medicamentos são classificados como resíduos especiais, que trazem em sua composição substâncias que causam risco ao homem e ao meio ambiente. O material não deve ser descartado junto aos resíduos comuns produzidos em domicílio.
As pessoas devem se dirigir a farmácias e drogarias ou a Unidades de Saúde para descartar os medicamentos domiciliares, de uso humano (vencidos e/ou em desuso), e suas respectivas embalagens.
As distribuidoras fazem o transporte do material recolhido até a destinação final ambientalmente adequada em empreendimentos licenciados pelos órgãos ambientais, na seguinte ordem de prioridade: incineradores, coprocessadores e aterros especiais.