Moradores dos bairros Jardim Cruzeiro e Chácara Flora, em Mairinque reclamam de “água barrenta” e Saneaqua diz que problema está sendo resolvido

Moradores dos bairros jardim Cruzeiro e Chácara Flora, em Mairinque sofreram com o abastecimento de água na última quarta-feira, 20.

Diversos moradores entraram em contato com nossa redação informando que uma água barrenta estava saindo das torneiras. Nas fotos e vídeos é possível ver a água com uma coloração marrom.

Em nota, a Saneaqua informou que uma equipe técnica da concessionária realizou uma avaliação no sistema de abastecimento nos bairros citados (Jardim Cruzeiro e Chácara Flora) e  efetuou descargas corretivas e preventivas nessas tubulações.

“ Mudanças pontuais nas características da água podem ocorrer quando há interrupção do abastecimento. Com a retomada, a pressão da água pode carregar sedimentos próprios da rede, problema que é eliminado com as descargas realizadas pela concessionária. A Saneaqua destaca que que realiza monitoramento em tempo real e análises laboratoriais. Os monitoramentos ocorrem desde a captação, passando pelas etapas do tratamento até às redes de distribuição de água. Em média, são mais de 372 análises dos parâmetros de cloro residual e flúor, além de 744 análises de cor aparente, turbidez e pH realizadas no município; quantidade 02 vezes superior ao previsto pela legislação. Semanalmente a Concessionária realiza também análises de amostras da qualidade da água na saída da Estação de Tratamento de Água e 36 análises de amostras da rede de acordo com o plano de amostragem determinado pela Vigilância Sanitária de Mairinque”, disse a empresa.