MP de São Paulo bloqueia bens de ex-prefeito de Ibiúna por fraudes em licitações | O Democrata

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) determinou o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Ibiúna, João Mello. A ação também solicitou o bloqueio de bens de seu cunhado, de um ex-secretário-geral de Administração, de uma ex-diretora de Compras, Licitações e Contratos, e de uma ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação do município.

Conforme detalhado na petição inicial, assinada pelo promotor de Justiça Thiago Henriques Bernini Ramos, os envolvidos no processo são acusados de terem fraudado três processos licitatórios no ano de 2018, com o objetivo de favorecer um empresário, que é cunhado do então prefeito.

De acordo com o Ministério Público, as provas obtidas durante o inquérito civil indicam que as fraudes ocorreram principalmente de duas maneiras: pela omissão do envio de convites a outros fornecedores e pela falsificação de orçamentos e outros documentos, criando a aparência de uma concorrência que, de fato, não existia.

Além disso, em dois dos três contratos não foi comprovada a entrega efetiva dos produtos adquiridos.

Cálculos realizados pelo Centro de Apoio à Execução (CAEx) estimaram um prejuízo de R$ 369.175,00 aos cofres públicos do município de Ibiúna.

A defesa do ex-prefeito João Mello não foi localizada. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.