“Nosso Lembrado João de Camargo” | O Democrata

Uma vida dedicada ao próximo

1906-1942

Lendo um raríssimo livro, cujo título é: “O mistério da água vermelha, escrito em 1925 pelo grande escritor sorocabano Antonio Francisco Gaspar, notamos a dedicação que tinha o místico e dom da cura material e espiritual que foi em vida o imortal João de Camargo, em que nada cobrava do povo que lhe procurava.

Um livro contendo 170 páginas, exclusivas sobre a vida e sua igreja dedicada a Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, no bairro Água Vermelha, em Sorocaba, na qual realizou muitas curas, auxiliadas pelo seu mentor espiritual e guia que era o saudoso Monsenhor João Soares do Amaral, sacerdote exemplar também de Sorocaba.

Mesmo sendo ele espirita, havia muitas perseguições em especial do Clero da cidade, mas nunca o desanimou da nobre tarefa. Até uma excelente Corporação Musical do Senhor do Bom Fim”, que era dele, alegrava as procissões que saiam da sua igreja com dezenas de andores e o povo em geral pelas ruas da Água Vermelha.

Foi tentado várias vezes após seu falecimento em 1942 passar a Igreja ou Capela do Senhor do Bom Fim para a Diocese de Sorocaba (na época) mas não conseguiram, devido estarem registradas como Associação Espirita até nossos dias. Que ótimo! Parabéns!

Visitem na Barão de Tatuí, em Sorocaba, a linda igreja bem conservada, o centro espírita onde ele atendia em vida e existe até nossos dias, os objetos religiosos e seculares imagens, bem como fotos dele e de seu grande mentor espiritual Monsenhor João Soares do Amaral, na qual visitamos inúmeras vezes e gostamos demais. Um lugar e local imperdível!

João de Camargo será lembrado sempre como um exemplo de bondade e caridade, que prestou em sua vida toda, em favor do próximo! “Um grande espírito iluminado por Deus”!

“ O grande escritor Aluísio de Almeida”

Monsenhor Luiz Castanho de Almeida

Sorocaba

Temos guardados em nossa Minibiblioteca Sacra Dom Aguirre e Dom Melhado, livros raros do grande escritor que usava o pseudônimo de “Aluísio de Almeida” na qual relacionados alguns.

Títulos e anos

Dom Lúcio – Bispo de Botucatu – 1938

Sorocaba – 1842 – 1938

A Revolução Liberal de 1842 – 1944

Histórica de Sorocaba – 1951

O Tropeirismo e a Feira de Sorocaba – 1968

Vida e Morte do Tropeiro – 1971

A Diocese de Sorocaba e seu 1º Bispo – 1974

Brasil de Nossa Senhora – 1974

Sorocaba 3 séculos de Histórias – 1950

Vida Quotidiana da Capitania de São Paulo (1722 – 1822) – 1975 e muitos outros…

 

“Casa de Aluísio de Almeida”

Vale lembrar que o histórico sobrado que foi residência de Monsenhor Castanho, hoje é propriedade do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba, que conservou o prédio e formou o Museu Aluísio de Almeida” com pertences, móveis e muito mais o célebre escritor, situados na rua Ruy Barbosa nº 84, bairro Além – Ponte em Sorocaba.

Estivemos lá e gostamos!

Homenagens de Roque do Museu Sacro e Clemildo!

Sítio Velho do Guayanã de Mayrink

Estrada Municipal Dom Ernesto de Paula s/nº bairro Guianã (Entrada pela Estrada do Sertanejo) ou ver a página do facebook da Prefeitura de Mairinque e ver fotos de nosso Museu Sacro.

Fone: (15) 9-9692-3672

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.