Nota de Falecimento – Dona Maria Portuguesa | O Democrata

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Maria Zita de Sousa Gouveia, conhecida carinhosamente como “Dona Maria Portuguesa”, ocorrido nesta quarta-feira, 19. Ela tinha 84 anos e deixa uma história de amor, lutas e superações.

Maria Zita de Souza Gouveia nasceu em 25 de setembro de 1939, na cidade de Santa Cruz, na Ilha da Madeira, em Portugal, filha de Maria de Souza Jardim e João de Gouveia Marujo. Era irmã de Maria Marina, Maria da Paes e João Fernando. Com 15 anos, Maria se casou em sua cidade natal com José Fernandes de Freitas, com quem teve seus filhos José Luiz, Fernanda Copertina, Geraldo, Renato e Virgílio. Infelizmente, Fernanda Copertina e Virgílio faleceram ainda crianças, causando imensa dor à família.

Com 20 anos, Maria Zita decidiu iniciar uma nova jornada no Brasil, acompanhando seu marido, que já buscava oportunidades de trabalho. Aqui, nasceram seus outros filhos: Roberto, Antônio Afonso, Maria José e Sérgio.

Ao chegar ao Brasil, a família morou inicialmente na Freguesia do Ó e logo se envolveu no ramo alimentício, com atuação em padarias e restaurantes. Posteriormente, estabeleceram-se em São Roque, onde Maria Zita se tornou uma figura querida e conhecida como “Dona Maria Portuguesa”. Ela foi feirante por muitos anos na feira próxima ao Largo dos Mendes e também foi proprietária do Bar Estrela e da Rotisseria Saborosa, locais que marcaram época na região.

Apesar das adversidades da vida, Maria Zita mostrou uma força inabalável. Após a perda de seu primeiro marido, ela continuou trabalhando junto aos filhos para criar e educar os mais novos. Anos depois, casou-se novamente com Dorival Fidêncio. Porém, infelizmente, a vida reservou-lhe mais desafios, e Maria Zita enfrentou a dor de perder outros quatro de seus filhos: Renato, José Luís, Roberto Carlos e Sérgio.

Aos 83 anos, Dona Maria recebeu o título de cidadã são-roquense, honrando o amor e a dedicação com que viveu por 63 anos em solo brasileiro. Sua trajetória de vida é repleta de memórias e valores que serão transmitidos a seus 3 filhos, 16 netos e 15 bisnetos, deixando um legado eterno.

O velório de Maria Zita de Sousa Gouveia será realizado amanhã, das 10h às 13h, e em seguida, ocorrerá o sepultamento no Cemitério da Paz, em São Roque. Amigos e entes queridos estão convidados a prestar suas últimas homenagens.

Que sua alma descanse em paz e que suas histórias de coragem e amor inspirem gerações futuras. Sentimentos de solidariedade e carinho são enviados à família enlutada neste momento de dor e saudade.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.