Faleceu neste domingo, 1 de setembro, por volta das 20h30, depois de uma luta de quase uma década contra o câncer, o vereador Newton Dias Bastos, carinhosamente conhecido como Niltinho Bastos. Pessoa carismática e político querido por aliados e adversários já recebe diversas homenagens de amigos e colegas. O prefeito Guto Issa decretou luto oficial por três dias na cidade. Os candidatos à prefeito suspenderam atividades de campanha nesta segunda-feira (2).
Niltinho nasceu em 8 de março de 1964 e é filho da professora Ana Lourdes Correa Bastos e do professor Newton Bastos. Em 24 de maio de 1990, casou-se com a são-roquense Marta Villaça Bastos. Dessa união, nasceram Aline e Clara.
Desde a infância, Niltinho Bastos aprendeu com o seu pai a importância de ajudar os mais necessitados, já que Newton Bastos sempre se dedicou aos trabalhos de filantropia. Ao ingressar na vida política, Niltinho foi eleito pela primeira vez para assumir o cargo de vereador na legislatura correspondente aos anos de 1997 a 2000.
Reelegeu-se para a legislatura seguinte, entre os anos de 2001 a 2004. Sempre preocupado com as pessoas e voltando seus esforços para o progresso de São Roque, mais de uma década depois, Niltinho Bastos pleiteou novamente uma vaga no legislativo. Elegeu-se novamente para mandato de 2017 a 2020, sendo o parlamentar com o maior número de votos do pleito.
A ética, transparência, honestidade e diálogo com a população não quedaram sem reconhecimento. Assim, Niltinho elegeu-se pela quarta vez, com 1514 votos, sagrando-se novamente como o parlamentar mais votado das eleições de 2020. Niltinho Bastos presidiu a Câmara Municipal da Estância Turística de São Roque nos anos de 2001, 2003, 2017 e 2018.
Suas gestões foram marcadas pelo investimento em tecnologia e treinamento para aumento da eficiência dos processos internos do legislativo, pela utilização parcimoniosa de recursos financeiros, pelo empenho em contribuir para o desenvolvimento do município através das ações do Parlamento e também pelo estímulo à participação popular.
Recebeu no mês passado o título de Cidadão São-Roquense, outorgado pela Casa de Leis que ele tanto serviu.
À família enlutada, nossos sinceros sentimentos de pesar.