Novo PA da Santa Casa é inaugurado e tem área exclusiva para suspeitas de COVID-19

O prefeito Claudio Góes inaugurou neste domingo, 5, o novo Pronto Atendimento (PA) da Santa Casa de São Roque que já se encontra em pleno funcionamento. A unidade foi apresentada à população de forma virtual, já que, para evitar aglomerações, não haverá inauguração.

O novo PA tem 700 m2 de área construída divididos em dois blocos integrados. No primeiro estão a sala de espera climatizada com banheiros dotados de acessibilidade para cadeirantes, a recepção, sala de triagem, quatro consultórios espaçosos, recepção interna com dois banheiros, sala de acolhimento, sala de inalação com luz natural, posto de enfermagem e uma ampla sala exclusiva para administração de medicamentos. No segundo bloco (parte do fundo) estão localizadas as salas de imobilização, sutura e expurgo.  Nesta área também fica a sala emergência com entrada exclusiva para pacientes trazidos de ambulância e capacidade para atendimento simultâneo de três pessoas. Ao lado ficam as observações que ao todo possuem 12 leitos separados por cortinas divisórias em salas específicas para de acordo com o perfil do paciente: adulto feminino, adulto masculino e infantil. Há também um leito de isolamento com antecâmara e banheiro privativo.

O PA também conta com uma área de atendimento exclusiva para pessoas com sintomas respiratórios com suspeita de COVID-19.

Detalhes técnicos

Todas as salas onde são realizados procedimentos e as observações são dotadas de uma nova infraestrutura de gases medicinais e vácuo.  As réguas de gases foram confeccionadas sob medida. As portas instaladas são específicas para unidades de saúde e seguem o mesmo padrão de hospitais de alto nível como Albert Einstein e Sírio Libanês. Todos os ambientes possuem ar-condicionado e luminárias de led. Para isso foi providenciada uma nova infraestrutura de elétrica com cabos que não emitem gases tóxicos e ainda a troca de transformador e novo quadro de energia que ampliaram a capacidade energética do edifício.  Todas as salas têm pontos de rede para conexão de computadores, impressoras, equipamentos médicos, além de um circuito fechado de TV com 11 câmeras de segurança, todos integrados a uma nova estrutura de TI com novo servidor e equipamento de backup para proteger os dados gerados nos atendimentos.

“Adequamos esse Pronto Atendimento aos moldes dos serviços de urgência e emergência dos melhores hospitais. Envolvemos as áreas técnicas e as lideranças dos colaboradores da Santa Casa que realmente vão trabalhar neste espaço. Com isso melhoramos muito as condições de trabalho dos nossos colaboradores, o que impacta positivamente na qualidade dos serviços prestados”, destacam a chefe do Departamento de Saúde, Daniela Groke, e a administradora da Santa Casa, Andréa Rodrigues.

Parcerias

A reforma do Pronto Atendimento da Santa Casa de São Roque é um exemplo de como as parcerias entre as instituições podem render bons frutos. O projeto arquitetônico e parte do material e mão de obra foram oferecidos pela Igreja Adventista de São Roque e empresários de São Roque. O restante foi investimento próprio do município, sendo R$ 750 mil da Prefeitura e R$ 486 mil da Câmara Municipal.  Toda parte de acompanhamento da obra civil foi coordenada pelo engenheiro Antônio Boccato e a parte elétrica pelo engenheiro Vasco Trestini, ambos voluntários.

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