O uso de máscaras

Existem vários tipos de máscaras para diferentes finalidades. Algumas delas são utilizadas para proteção respiratória do trabalhador diante de possíveis contaminações que podem provocar danos à saúde, como os respiradores para trabalhadores na construção civil e os respiradores do tipo N95, que são utilizados por profissionais de saúde. Outras máscaras têm como função principal proteger o paciente ou manter o ambiente estéril (livre de microrganismos), tais como as máscaras cirúrgicas e respiradores similares. Cada atividade exige um tipo apropriado de máscara.

As pessoas que as usarem devem seguir as boas práticas de manuseio, além de lembrarem que o uso delas deve ser sempre combinado com as outras medidas de proteção, assim como usar produtos de qualidade adequada.  

– A máscara deve ser usada por profissionais de saúde, cuidadores e indivíduos com sintomas respiratórios, como febre e tosse, bem como quando a pessoa estiver em ambiente público com aglomeração, principalmente em transportes públicos.
– Antes de tocar nela, limpe as mãos com um higienizador à base de álcool ou água e sabão.
– Verifique se está rasgada ou com buracos.
– Ao colocar a máscara, ajuste-a para que se adapte ao rosto não deixando vãos.                                                                                                     – Faça com que ela cubra a boca e nariz.                                                   – Após o uso, ao retirar a máscara, mantenha-a afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar em suas superfícies potencialmente contaminadas.                                                                                        – Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso.
– Higienize as mãos depois de tocar ou descartar a máscara – use um higienizador de mãos à base de álcool ou, se estiverem visivelmente sujas, lave-as com água e sabão.

Junto com o uso desse item de proteção, devemos adotar os seguintes procedimentos:

– Lave as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool.                                            – Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa.  – Evite tocar nos olhos, nariz e boca.                                                         – Cobrir a boca e o nariz com a parte interna do cotovelo ou lenço quando tossir ou espirrar. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus responsáveis por resfriado, gripe e COVID-19.

– Se você tiver febre, tosse, e dificuldade em respirar, procure atendimento médico.                                                                                                                                                                                           

Fontes: portal.anvisa.gov.br – sbpt.org.br

As máscaras possuem importância fundamental quando utilizadas com critério, no entanto, prefeitos e governadores de forma ditatorial, permitem que abusos sejam cometidos por agentes policiais, que chegaram a render pessoas com armas de choque que caminhavam na praia por estarem sem máscaras, ou abordarem pessoas solitárias como ciclistas e corredores por não usarem o produto. São determinações que beiram o ridículo, pois são totalmente desnecessárias. 

Disney Medeiros Raposo