Onda de calor de grande perigo atinge mais de 1,2 mil cidades e leva capitais a recordes históricos em dezembro – O Democrata

Uma onda de calor classificada como de “grande perigo” pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) atinge mais de 1,2 mil municípios em oito estados brasileiros, abrangendo as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. O alerta vermelho começou na terça-feira (23) e segue válido até segunda-feira (29).

De acordo com o Inmet, o fenômeno é caracterizado por temperaturas ao menos 5°C acima da média por cinco dias consecutivos ou mais. Estão sob o alerta estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, incluindo grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Londrina.

A persistência do calor extremo é atribuída a um bloqueio atmosférico, que impede o avanço de sistemas meteorológicos capazes de aliviar as temperaturas, especialmente no Sudeste. Na capital paulista, os termômetros superaram 35°C e chegaram a 36,2°C, o maior valor já registrado em um mês de dezembro desde 1961, segundo dados oficiais.

As autoridades destacam que o calor intenso representa riscos à saúde, sobretudo para populações mais vulneráveis, em um período marcado por temperaturas excepcionalmente elevadas nos últimos dias do ano.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.