O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta vermelho de grande perigo por onda de calor em seis estados brasileiros. O aviso, que terminaria nesta segunda-feira, agora segue válido até as 18h de amanhã, devido à persistência de temperaturas até 5 °C acima da média.
O alerta abrange todo o estado do Rio de Janeiro, a maior parte de São Paulo, além do sul do Espírito Santo, sul e sudoeste de Minas Gerais, sul de Goiás e leste de Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, há risco à saúde, com recomendação para hidratação constante, uso de roupas leves e evitar atividades físicas nos horários mais quentes.
Enquanto isso, Santa Catarina e Paraná deixaram a área de risco por calor extremo, mas permanecem sob alerta laranja para tempestades, com previsão de ventos de até 100 km/h e chuva acumulada de até 100 mm em 24 horas.
Apesar da prorrogação do alerta, a expectativa é de amenização gradual do clima nos últimos dias do ano em parte do país. Em São Paulo, as temperaturas máximas devem ficar abaixo dos 30 °C a partir de quarta-feira (31). Já no Rio de Janeiro, o calor intenso deve persistir até o início de 2026, com alívio previsto após os primeiros dias do ano, acompanhado de maior nebulosidade e chuvas frequentes.

