Ônibus é apedrejado por usuários que foram deixados para trás no ponto de parada – O Democrata

Usuários revoltados com constantes falhas no transporte coletivo foram responsáveis por um ato de vandalismo e violência. Acostumados a serem deixados para trás, no ponto de parada, eles se armaram com pedras e atacaram o coletivo que passava deixando duas pessoas feridas. A equipe do Jornal O Democrata tem recebido diversas reclamações ao longo dos últimos meses e reuniu os relatos que levaram a esta situação perigosa e extrema.

Na quinta-feira, dia 9, um grupo de usuários da linha Alumínio-São Roque da empresa Rápido Luxo Campinas apedrejou um ônibus depois que o motorista não parou para pegar os passageiros que Estavam em um ponto na rodovia Raposo Tavares à noite. Na ocasião, os usuários já estavam reclamando sobre atrasos e ônibus lotados que muitas vezes não paravam pois não tinham condições de pegar mais passageiros.

A revolta aconteceu depois de constantes denúncias já realizadas tanto para este jornal como nas redes sociais. Os passageiros reclamam principalmente da superlotação de ônibus que passam direto no ponto, principalmente quando os passageiros são idosos e tem o benefício da gratuidade.

Após o incidente o carro número 32102 foi obrigado a parar para avaliar os danos e decidir se continuaria a viagem. Dois passageiros que inclusive eram alunos do Senai ficaram levemente feridos com estilhaços de vidro, um na cabeça e o outro na perna, causados pelas pedradas.

“Tô desde as 6h no ponto da Sorocabana pra sentido São Roque e não tem ônibus!!! Essa empresa é uma
palhaçada! Os pontos sempre cheios” disse Jessica Sampaio. Numa das alterações de horário da empresa, divulgada em setembro de 2021, muitos já reclamavam: “Descaso com a população… já quase não tem ônibus de Sorocaba para São Roque e ao invés de colocarem mais horários a partir das 17h, tiraram o das 18h15…é muita palhaçada” – completou Cristiane da Silva.

Outra reclamação frequente é da falta de ônibus: “Já cansei de esperar no ponto do Marmeleiro e simplesmente os ônibus não circulam fora do horário de pico. O pior é quando o ônibus passa e não para. Um desrespeito com os idosos” – reclama Ary Souza. Há alguns meses, recebemos uma denúncia ainda mais grave, de falta de manutenção: “Eu tive que descer do ônibus em Alumínio e pegar Uber para Sorocaba porque o ônibus estava lotado e o motorista estava correndo igual louco. Quando cheguei no pedágio realizei reclamação no posto policial” – disse outra passageira.

Outro problema reclamado pelos passageiros é dificuldade em realizar reclamações no caso da linha que faz São Roque-Sorocaba. A responsável é a EMTU, uma autarquia do governo do estado que dificilmente responde aos comentários.

Danúbio Azul

“O transporte público em São Roque está horrível para qualquer cidade” – reclama Virgínia Soares que escuta nossa reportagem e começa a relatar sobre o trecho atendido pela Danúbio Azul, responsável pelo transporte para Itapevi, Cotia, Vargem Grande Paulista, Araçariguama e Pirapora. “Essa empresa presta um desserviço na cidade, não tem compromisso com horário e com o consumidor. Estou esperando um ônibus para Itapevi há uma hora. Falta de respeito isso. Por que não colocam o horário correto no site e nos pontos?” – questiona Maria de Lurdes Prado.

“Pego todos os dias o São Roque-Itapevi e está sempre lotado. Isso quando não quebra e o motorista em seguida deixa passageiros no ponto (passando direto). No período da manhã é a mesma coisa. Lamentável. O prefeito Igor Soares (Itapevi) e prefeito Guto Issa (São Roque) poderiam se juntar e ver o que pode ser feito para nos ajudar.” – cobra Adélia Godinho.

A responsabilidade pelas linhas intermunicipais não compete ao governo municipal. Nocaso das linhas entre São Roque e Cotia ou Itapevi, a autarquia responsável é a Artesp, também ligada ao Governo do Estado. Diversos vereadores já enviaram ofícios solicitando informações pela agência reguladora, mas pouco muda no atendimento ao usuário.

Nota da ARTESP

A ARTESP esclarece que desde o final do mês de maio, a Danúbio Azul alterou a programação para atendimento da linha São Roque-Cotia para reforçar o atendimento no horário de pico. A demanda diária tem sido monitorada para verificação da necessidade de novos ajustes no atendimento.

Cabe destacar, ainda, que nas linhas suburbanas o transporte de passageiros em pé é permitido desde que dentro do limite estabelecido pela lei. Além de sua capacidade de passageiros sentados, os veículos podem transportar, no máximo, cinco passageiros em pé por metro quadrado. As informações
sobre o limite da capacidade dos passageiros sentados e em pé podem ser encontradas internamente no próprio veículo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.